A polegarzinha. Uma nova forma de viver em harmonia e pensar as instituições, de ser e de saber.

Autores/as

  • Daniel Silva Pinheiro UIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Marilei Cátia Fiorelli UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v2i1.8160

Palabras clave:

juventude, escola, sociedade e tecnologias

Resumen

Os juvenis e jovens que ocupam as carteiras escolares na atualidade se distinguem de seus antecessores por alguns motivos que chamam a atenção: conhecem os derivados, mas não os insumos utilizados em sua produção; não vivenciaram grandes guerras no ocidente; tem sua longevidade em ascensão e seu próprio nascimento foi meticulosamente programado. Ambientando-se na França e a partir de um de seus discursos proferidos em 2011 na Academia daquele pais, Michel Serres começa seu texto tecendo comentários(argumentos) como estes para por em evidência quem são os alunos, a escola e a sociedade dos dias de hoje em que todos os “dedos das mãos” e toda a atenção, voltam-se para os meios digitais, as tecnologias e seus aparatos. De maneira criativa, ele utiliza a expressão “Polegarzinha” justamente para enfatizar a agilidade com que as meninas e meninos utilizam seus dispositivos móveis para acessar a internet e os conhecimentos ali dispersos.

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Biografía del autor/a

Daniel Silva Pinheiro, UIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

MSTUDANTE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFBA, NO QUINTO SEMESTRE. BOLSISTA DO PIBIC.

Publicado

2013-11-14

Cómo citar

Pinheiro, D. S., & Fiorelli, M. C. (2013). A polegarzinha. Uma nova forma de viver em harmonia e pensar as instituições, de ser e de saber. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 2(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v2i1.8160

Número

Sección

Resenhas