A polegarzinha. Uma nova forma de viver em harmonia e pensar as instituições, de ser e de saber.

Authors

  • Daniel Silva Pinheiro UIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Marilei Cátia Fiorelli UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v2i1.8160

Keywords:

juventude, escola, sociedade e tecnologias

Abstract

Os juvenis e jovens que ocupam as carteiras escolares na atualidade se distinguem de seus antecessores por alguns motivos que chamam a atenção: conhecem os derivados, mas não os insumos utilizados em sua produção; não vivenciaram grandes guerras no ocidente; tem sua longevidade em ascensão e seu próprio nascimento foi meticulosamente programado. Ambientando-se na França e a partir de um de seus discursos proferidos em 2011 na Academia daquele pais, Michel Serres começa seu texto tecendo comentários(argumentos) como estes para por em evidência quem são os alunos, a escola e a sociedade dos dias de hoje em que todos os “dedos das mãos” e toda a atenção, voltam-se para os meios digitais, as tecnologias e seus aparatos. De maneira criativa, ele utiliza a expressão “Polegarzinha” justamente para enfatizar a agilidade com que as meninas e meninos utilizam seus dispositivos móveis para acessar a internet e os conhecimentos ali dispersos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Daniel Silva Pinheiro, UIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

MSTUDANTE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFBA, NO QUINTO SEMESTRE. BOLSISTA DO PIBIC.

Published

2013-11-14

How to Cite

Pinheiro, D. S., & Fiorelli, M. C. (2013). A polegarzinha. Uma nova forma de viver em harmonia e pensar as instituições, de ser e de saber. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 2(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v2i1.8160

Issue

Section

Resenhas