Estética corporal: o olhar dos futuros bacharéis em Educação Física

the look of future bachelors in Physical Education

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v13i1.51632

Palabras clave:

Bacharelado, Educação Física, Determinações sociais, Estética corporal

Resumen

Esta pesquisa tem por objetivo investigar como a formação do bacharelado em Educação Física contribui para a compreensão das determinações sociais da estética corporal, procurando entender a referida temática dentro da universidade, em um processo de formação de professores de Educação Física, qual sua influência na incorporação das novas gerações de professores e como as questões ligadas a valores estéticos têm sido discutidas nesse processo. A metodologia utilizada foi a quanti-qualitativa descritiva transversal, com aplicação de questionário para graduandos do bacharelado em Educação Física de duas universidades de Goiânia (GO) que ofertam o curso, sendo uma privada e a outra pública. A amostra é composta por 150 participantes voluntários. Os resultados demonstraram não haver diferenças de pensamento entre os participantes em relação às determinações sociais da estética corporal, mas apenas um amadurecimento teórico dos alunos formandos, em relação aos calouros no campo das Ciências Biológicas, corroborando com um pensamento acrítico e mantenedor do status quo, e prefigurando uma ausência de discussões a respeito do movimento do ser social como construção sócio-histórica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Augusto César Vilela Gama, Universidade de Brasília

Doutorando em Educação Física (PPGEF/UnB) e Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Tadeu João Ribeiro Baptista, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Doutor do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN).

Citas

ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

AGRICOLA, Nestor Persio Alvim; BAPTISTA, Tadeu João Ribeiro. A estética como tema da Educação Física escolar. In: ASSIS, Renata Machado; GONÇALVES, Vivianne Oliveira (Orgs.). Educação Física e Educação: práticas, saberes e discursos. Curitiba: CRV, 2016. p. 95–116.

BAPTISTA, Tadeu João Ribeiro. Procurando o lado escuro da lua: implicações sociais da prática de atividades corporais realizadas por adultos em academias de ginástica de Goiânia. 2001. 200f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2001.

BAPTISTA, Tadeu João Ribeiro. A educação do corpo na sociedade do capital. Curitiba: Appris, 2013.

BAPTISTA, Tadeu João Ribeiro; ZANOLLA, Sílvia Rosa da Silva. Corpo, estética e ideologia: um diálogo com a ideia de beleza natural. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 22, n. 3, p. 999–1010, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.22456/1982-8918.61861>. Acesso em: 3 jul. 2022.

BEASLEY, Timothy Mark; SCHUMACKER, E. Randall. Multiple regression approach to analyzing contingency tables: post hoc and planned comparison procedures. The Journal of Experimental Education, v. 64, n. 1, p. 79–93, 1995. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/20152474?seq=1#page_scan_tab_contents>. Acesso em: 2 jul. 2022.

DAMASCENO, Vinicius Oliveira et al. Relationship between anthropometric variables and body image dissatisfaction among fitness center users. Revista de Psicologia del Deporte, v. 20, n. 2, p. 367–382, 2011. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/236019941_Relationship_between_

anthropometric_variables_and_body_image_dissatisfaction_among_fitness_center_users>. Acesso em: 21 jun. 2022.

GAMA, Augusto Cesar Vilela; BAPTISTA, Tadeu João Ribeiro. O tema “imagem corporal” nas publicações do Scientific Electronic Library Online – SciELO: revisão integrativa. Revista Ciências em Saúde, v. 10, n. 1, p. 52–59, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.21876/rcshci.v10i1.836>. Acesso em: 10 jul. 2022.

GRACINDO, Giselle Crosara Lettieri. A moralidade das intervenções cirúrgicas com fins estéticos de acordo com a bioética principialista. Revista Bioética, v. 23, n. 3, p. 524–534, 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422015233089>. Acesso em: 15 jul. 2022.

LAUS, Maria Fernanda; MOREIRA, Rita de Cássia Margarido; COSTA, Telma Maria Braga. Diferenças na percepção da imagem corporal, no comportamento alimentar e no estado nutricional de universitárias das áreas de saúde e humanas. Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, v. 31, n. 3, p. 192–196, 2009. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101-81082009000300009>. Acesso em: 16 jul. 2022.

MAIOR, Alex Souto. Fisiologia dos exercícios resistidos. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2013.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

PICCOLO, Gustavo Martins. Por um pensar sociológico sobre a deficiência. Curitiba: Appris, 2015.

SOARES, Carmen Lúcia. Educação Física: raízes européias e Brasil. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2004.

VENTURA, Paulo Roberto Veloso. A Educação Física e sua constituição histórica: desvelando ocultamentos. 2010. 206f. Tese (Doutorado em Educação), Pontifícia Universidade Católica, Goiânia, 2010. Disponível em: <http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/675>. Acesso em: 10 jun. 2022.

Publicado

2024-06-05

Cómo citar

Gama, A. C. V., & Baptista, T. J. R. (2024). Estética corporal: o olhar dos futuros bacharéis em Educação Física: the look of future bachelors in Physical Education. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 13(1). https://doi.org/10.9771/re.v13i1.51632

Número

Sección

Artigos