O mito da doutrinação ideológica nas escolas
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v12i03.50042Palabras clave:
Escola sem Partido, Educação, Política, Sociologia, Doutrinação ideológicaResumen
Esse artigo sintetiza uma pesquisa que, através do uso de metodo- logias qualitativas e quantitativas cruzadas, teve como objetivo oferecer uma contribuição com a bibliografia sobre o Escola Sem Partido (ESP), movimento articulado em especial através de redes sociais digitais, que acredita que há uma doutrinação de esquerda por parte dos professores contra jovens e crianças das escolas brasileiras. Foi realizado um survey para mapear a permeabilidade das ideias do movimento nas comunidades escolares e a identificação e dimensionamento desses grupos que às promovem. Verificou-se que se trata de uma minoria formada majoritariamente por homens brancos, pais de estudantes, em especial de escolas particulares. A partir da identificação do grupo, foram feitas análises sobre sua gênese na sociedade brasileira – com apoio de reflexões de Jessé Souza – e também sobre os interesses que fazem das escolas seu principal alvo, tendo em conta o pensamento de Pierre Bourdieu acerca do papel cultural das instituições de ensino.
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