Currículo Cultural Em Educação Física: por Uma Cidadania Ética
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v12i01.49590Palabras clave:
currículo cultural; educação física; cidadaniaResumen
O presente artigo busca estabelecer o diálogo entre o chamado Currículo Cultural em Educação Física e os conceitos de Ética, Moral e Cidadania. Para tanto, elabora uma análise a partir da pesquisa de Neira realizada com docentes que afirmam trabalhar com o chamado Currículo Cultural e destaca os pontos que evidenciam a relação com as diferenças. Posteriormente, dialoga sobre a Experiência Estética e o Olhar Periférico, de acordo com Alves, Almeida e Santos, que ampliam a possibilidade de diálogo com os conceitos de Ética, Moral e Cidadania conforme texto de Almeida, subsidiado por Dussel e Ricouer. Ao final, destaca similitudes e aponta as possibilidades de uma Cidadania Ética relacionada ao Currículo Cultural da Educação Física.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Danilo Di Manno. Corpo em Ética: Perspectivas de uma Educação Cidadã. São Bernardo do Campo. Editora UMESP: 2002
ALVES, Maria Leira; SANTOS NETO, Elydio; ALMEIDA, Danilo Di Manno. Um olhar estético e periférico sobre os processos de globalização hegemônica e sua repercussão na Educação. Revista Educação & Linguagem. Volume 13, número 21. P. 35-49. jan-jun 2010
CONNELL, Robert W., Schools and social justice. Montréal: Our Schools/Our Selves Education Foundation: 1993.
DUSSEL, Enrique Ética da Libertação na idade da globalização e da exclusão. Petrópolis: Vozes, 2000
DUSSEL, Enrique Filosofia da Libertação: crítica à ideologia da exclusão. Trad. de George I. Maissiat. São Paulo: Paulus, 1995.
MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. In: Revista Brasileira de Educação, n. 23, p. 156-168, mai.-ago. 2003.
NEIRA, Marcos Garcia. A abordagem das diferenças no Currículo Cultural da Educação Física. Revista Humanidades e Inovação. : Dossiê A escolarização da Educação Física no Século XXI: desafios contemporâneos. v. 7 n. 10 (2020)
NEIRA, Marcos Garcia. A perspectiva dos professores com relação à abordagem da(s) diferença(s) no currículo cultural da Educação Física. Relatório Final do Programa de Produtividade em Pesquisa – CNPq. 2020 Disponível em http://www.gpef.fe.usp.br/relatorios/marcos_56.pdf
RICOUER, Paul O si-mesmo como um outro. Campinas. Papirus: 1991