Currículo Cultural Em Educação Física: por Uma Cidadania Ética

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v12i01.49590

Palabras clave:

currículo cultural; educação física; cidadania

Resumen

O presente artigo busca estabelecer o diálogo entre o chamado Currículo Cultural em Educação Física e os conceitos de Ética, Moral e Cidadania. Para tanto, elabora uma análise a partir da pesquisa de Neira realizada com docentes que afirmam trabalhar com o chamado Currículo Cultural e destaca os pontos que evidenciam a relação com as diferenças. Posteriormente, dialoga sobre a Experiência Estética e o Olhar Periférico, de acordo com Alves, Almeida e Santos, que ampliam a possibilidade de diálogo com os conceitos de Ética, Moral e Cidadania conforme texto de Almeida, subsidiado por Dussel e Ricouer. Ao final, destaca similitudes e aponta as possibilidades de uma Cidadania Ética relacionada ao Currículo Cultural da Educação Física.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALMEIDA, Danilo Di Manno. Corpo em Ética: Perspectivas de uma Educação Cidadã. São Bernardo do Campo. Editora UMESP: 2002

ALVES, Maria Leira; SANTOS NETO, Elydio; ALMEIDA, Danilo Di Manno. Um olhar estético e periférico sobre os processos de globalização hegemônica e sua repercussão na Educação. Revista Educação & Linguagem. Volume 13, número 21. P. 35-49. jan-jun 2010

CONNELL, Robert W., Schools and social justice. Montréal: Our Schools/Our Selves Education Foundation: 1993.

DUSSEL, Enrique Ética da Libertação na idade da globalização e da exclusão. Petrópolis: Vozes, 2000

DUSSEL, Enrique Filosofia da Libertação: crítica à ideologia da exclusão. Trad. de George I. Maissiat. São Paulo: Paulus, 1995.

MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. In: Revista Brasileira de Educação, n. 23, p. 156-168, mai.-ago. 2003.

NEIRA, Marcos Garcia. A abordagem das diferenças no Currículo Cultural da Educação Física. Revista Humanidades e Inovação. : Dossiê A escolarização da Educação Física no Século XXI: desafios contemporâneos. v. 7 n. 10 (2020)

NEIRA, Marcos Garcia. A perspectiva dos professores com relação à abordagem da(s) diferença(s) no currículo cultural da Educação Física. Relatório Final do Programa de Produtividade em Pesquisa – CNPq. 2020 Disponível em http://www.gpef.fe.usp.br/relatorios/marcos_56.pdf

RICOUER, Paul O si-mesmo como um outro. Campinas. Papirus: 1991

Publicado

2023-06-30

Cómo citar

Alviano Jr, W. (2023). Currículo Cultural Em Educação Física: por Uma Cidadania Ética. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 12(01). https://doi.org/10.9771/re.v12i01.49590

Número

Sección

Artigos