A função do coordenador pedagógico: um olhar histórico e reflexivo
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v11i3.49403Palabras clave:
Palavras-chave: Coordenação Pedagógica. Processo histórico-político. Função.Resumen
O presente trabalho tem por objetivo geral analisar a função do(a) coordenador(a) pedagógico(a) no âmbito educacional, observando seus aspectos histórico-políticos e sociais de designação profissional, desdobrando-se nos seguintes objetivos específicos: contextualizar a história da coordenação pedagógica no Brasil e identificar as funções atribuídas a partir da literatura da área. A opção metodológica adotada ampara-se na abordagem qualitativa, pautada pela pesquisa bibliográfica e documental. Este estudo se justifica por evidenciar o papel desse profissional, situando sua centralidade no espaço escolar, além de destacar elementos de constituição de tal função no processo histórico-político e social da Educação pública no Brasil. Os resultados da investigação revelam que tal função é de essencial importância para o espaço escolar, pois a ele são atribuídas demandas que ultrapassam a mera expectativa de resultados objetivos, envolve a ação democrática, de uma educação de qualidade que atenda os anseios da comunidade na qual está inserida; assim como é possível observar muitas mudanças acerca do entendimento sobre a coordenação pedagógica e suas atribuições ao longo do tempo, o que permite considerar que a pesquisa sobre a temática não se esgota neste estudo.