Ludos, Dioniso e o espelho: A ludicidade no teatro e a formação de professores

Autores/as

  • Emanoel Nogueira Ramos UNEB (Universidade do Estado da Bahia http://orcid.org/0000-0002-6763-2788
  • Carla Meira Pires de Carvalho Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v11i1.45979

Resumen

RESUMO

Essa escrita propõe-se a discutir possibilidades existentes nas questões lúdicas presentes na linguagem teatral, contribuindo para o processo de formação continuada de professores. O texto é resultante de uma pesquisa de campo de caráter qualitativo no âmbito do teatro e da educação, com o propósito de formação continuada de professores da educação básica.  Tem o objetivo de efetuar reflexões teóricas e investigativas em torno da experiência lúdica, que emerge a partir de um processo criativo com a improvisação teatral e possíveis possibilidades de formação continuada para os sujeitos implicados em tal processo. O jogo teatral e dramático será tomado aqui como principais veículos de diálogo entre estas duas áreas. Para isso, de forma sintética, traremos a noção de atitude lúdica no adulto, colocando esta como uma extensão do jogo espontâneo da criança, apesar de se caracterizar com algumas diferenciações. Abordaremos o jogo teatral e dramático, aliados aos processos de improvisação no teatro como grandes possibilidades de experiências, onde a ludicidade emerge, permitindo aos sujeitos construírem significações, imaginários, e novos códigos para si que podem se configurarem como uma emergência de novas aprendizagens e uma possível renovação na identidade do professor. Neste sentido, essa escrita sugere o espaço criativo do jogo teatral como um dispositivo de formação e reflexão crítica para o professor tanto no âmbito pessoal como no profissional.

 

Palavras chave: Ludicidade, jogo teatral, formação de professores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Emanoel Nogueira Ramos, UNEB (Universidade do Estado da Bahia

Licenciado em Teatro (UFBA), Licenciado em Pedagogia (UNINTER), Mestre em Educação (PARIS 8). Arte-educador desde 2000, atualmente professor de Artes no Estado do Mato Grosso.

Publicado

2022-05-02 — Actualizado el 2022-05-02

Versiones

Cómo citar

Ramos, E. N., & de Carvalho, C. M. P. . (2022). Ludos, Dioniso e o espelho: A ludicidade no teatro e a formação de professores. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 11(1). https://doi.org/10.9771/re.v11i1.45979

Número

Sección

Nº temático: Pedagogias o presente: Como nos tornamos o que somos? (finalizado)