Ludos, Dioniso e o espelho: A ludicidade no teatro e a formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v11i1.45979Resumen
RESUMO
Essa escrita propõe-se a discutir possibilidades existentes nas questões lúdicas presentes na linguagem teatral, contribuindo para o processo de formação continuada de professores. O texto é resultante de uma pesquisa de campo de caráter qualitativo no âmbito do teatro e da educação, com o propósito de formação continuada de professores da educação básica. Tem o objetivo de efetuar reflexões teóricas e investigativas em torno da experiência lúdica, que emerge a partir de um processo criativo com a improvisação teatral e possíveis possibilidades de formação continuada para os sujeitos implicados em tal processo. O jogo teatral e dramático será tomado aqui como principais veículos de diálogo entre estas duas áreas. Para isso, de forma sintética, traremos a noção de atitude lúdica no adulto, colocando esta como uma extensão do jogo espontâneo da criança, apesar de se caracterizar com algumas diferenciações. Abordaremos o jogo teatral e dramático, aliados aos processos de improvisação no teatro como grandes possibilidades de experiências, onde a ludicidade emerge, permitindo aos sujeitos construírem significações, imaginários, e novos códigos para si que podem se configurarem como uma emergência de novas aprendizagens e uma possível renovação na identidade do professor. Neste sentido, essa escrita sugere o espaço criativo do jogo teatral como um dispositivo de formação e reflexão crítica para o professor tanto no âmbito pessoal como no profissional.
Palavras chave: Ludicidade, jogo teatral, formação de professores.
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