Discurso e prática da dança inclusiva/ integrada: uma análise com referência a companhias e ao ambiente de dança no Reino Unido

Autores/as

  • Carla Vendramin

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v14i16.4364

Palabras clave:

Acessibilidade. Dança. Pessoas com deficiência. Cultura.

Resumen

Este artigo tem por objetivo abrir questões sobre a abrangência do termo ‘acessibilidade’. Está aqui apresentada uma introdução sobre o discurso e a prática da dança inclusiva/integrada a partir de uma análise baseada em algumas companhias e no ambiente de dança no Reino Unido. Propõe-se, pois, que o termo ‘acessibilidade’ tem implicações sobre o exercício político de direitos e a divulgação do modelo social sobre a deficiência, o acesso ao treinamento em dança, a informação e a educação da plateia, a pesquisa e o estudo acadêmico especializado, e a amplificação do conhecimento dos críticos de dança nessa área.

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Biografía del autor/a

Carla Vendramin

Breve Biografia sobre experiência com dança integrada e deficiência: Entre 2000 e 2003 Carla realizou um trabalho voluntário de dança para crianças portadoras de deficiência na escola Intercap em Porto Alegre, Brasil. Após esta experiência, decidiu estudar a dança com portadores de deficiência mais profundamente. Desde 2004 dedicou-se a estudar os grupos de dança com portadores de deficiência na Inglaterra, visitando muitos dos grupos e trabalhando com algum deles, (como Enthelechy, Amici e Dance Art Foundation), como também participando de vários projetos independentes. Neste período, também estudou em Londres em dois cursos importantes para sua formação acadêmica: o mestrado em coreografia pela Midlesex University (onde escreveu dois artigos sobre danca&deficiencia e criou um vídeo dança com dança integrada chamado Yoopie Iggies) e o curso de praticante de dança comunitária pela escola New Vic (onde também estudou dança integrada como parte do currículo). Entre as diversas experiências que adquiriu durante seus estudos na Inglaterra, destacam-se seu trabalho com o grupo Candoco, os workshops com Adam Benjamin, o trabalho que vem realizando no centro Markhouse e no programa Step into Dance, e o seu trabalho com as bailarinas Julie Cleves e Kimberley Harvey. Carla trabalhou em projetos educacionais do grupo Candoco entre 2005 e 2008, como o Foundation Course in Dance for Students with disabilities (curso básico de formação em dança especialmente elaborado para estudantes portadores de deficiência), o ADAPT projetc (projeto de integração de estudantes portadores de deficiência na escola URDANG) e o Candoco II (grupo para jovens). Realizou dois cursos com Adam Benjamin e foi sua assistente num workshop realizado em Yerevan, Armenia em 2007. Desde 2009 Carla vem desenvolvendo um extenso trabalho no centro Markhouse para pessoas portadores de deficiência. No centro Markhouse, Carla trabalha com diversos grupos: Let's Dance Project (são três grupos diferentes com pessoas portadoras de deficiências variadas), Crossing Borders ( projeto elaborado especialmente para contemplar pessoas portadoras de necessidades complexas, e que irá transformar-se em um trabalho integrado a partir do próximo semestre deste ano), Brazilian Rhythms Dance Class ( aulas de danças brasileiras que integram outros dois centros para pessoas portadoras de deficiência) e Shining a Light (projeto integrado entre o centro Markhouse e a escola Kelmscott). Carla é professora do programa Step into Dance do Royal Academy of Dance. Neste programa ela atualmente ministra aulas de dança na escola West Lea para criancas em educação especial. Carla conheceu as bailarinas Julie Cleves e Kimberley Harvey através do Candoco Foundation Course. Após o término do curso elas começaram a se encontrar para desenvolver uma pesquisa colaborativa juntas. Durante 2009 elas fizeram duas apresentações do trabalho em andamento e em maio de 2010 participaram do Brighton Fringe Festival na Inglaterra.

Publicado

2010-10-06

Cómo citar

Vendramin, C. (2010). Discurso e prática da dança inclusiva/ integrada: uma análise com referência a companhias e ao ambiente de dança no Reino Unido. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 14(16). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v14i16.4364

Número

Sección

Dança Inclusiva (finalizado)