Uso do play along no ensino coletivo de instrumentos em bandas de música

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v11i3.42055

Palabras clave:

Ensino e Aprendizagem, Play Along, Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais (ECIM)

Resumen

Este texto trata-se de uma pesquisa bibliográfica que teve como objetivo catalogar e analisar trabalhos acadêmicos que tratam sobre o uso do play along no ensino coletivo de instrumentos em bandas de música. A coleta de dados, que foi dividida em duas etapas, foi realizada através do repositório institucional da Universidade Federal da Bahia e direcionada para as dissertações de mestrado e teses de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Música e para os trabalhos de conclusão final do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música. Na primeira etapa buscamos por trabalhos que contivessem as palavras-chave playback e play along e na segunda etapa buscamos por trabalhos que tivessem a palavra-chave Ensino Coletivo e o assunto Banda de música. Como resultados, obtivemos 94 trabalhos e, a partir da análise dos mesmos pode-se observar que apenas 11 apresentaram uma ou ambas as palavras-chave pesquisadas, revelando assim que a temática ainda não é tão discutida nesses programas. Também pudemos compreender a função do play along e em cada trabalho e propomos as seguintes categorias: (1) uso do play along ou playback como ferramenta auditiva para o ensino e/ou aprendizagem musical; (2) uso do play along ou playback como ferramenta auditiva para a performance musical; (3) uso do play along ou playback como ferramenta auditiva em programas de edição de partitura. Esperamos que este trabalho possa colaborar com o desenvolvimento de pesquisas científicas sobre a referida temática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Washington de Sousa Soares, Universidade Federal do Ceará

Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música. Professor substituto de trompete e educação musical da Universidade Federal do Cariri (UFCA), mestrando em Educação na Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Artes com Ênfase em Música e licenciado em Música pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Marco Antonio Toledo Nascimento, Universidade Federal do Ceará

Bolsista de Produtividade em Pesquisa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Possui graduação em Educação Artística - Licenciatura Plena - Música (2003) e mestrado em Música - área Música e Educação (2007), ambos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Concluiu o doutorado em Música (Cotutela de Tese) em 2011 nas áreas de Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia e Musicologia pela Universidade de Toulouse II, Le Mirail, França. Realizou estágio Pós-Doutoral em Musicologia na Universidade Paris-Sorbonne (2013-2014) sob a supervisão da Dra. Danielle Pistone pesquisando sobre as relações entre o Canto Orfeônico francês e brasileiro (Bolsa Funcap). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Ceará (UFC) Campus de Sobral atuando no Curso de Música-Licenciatura. É docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (Faced/UFC) e Mestrado Profissional em Artes (ProfArtes). É membro do Comitê de Internacionalização da UFC e da Câmara das Ciências Humanas, Linguagem e Artes da FUNCAP. Líder do Grupo de Pesquisa PESQUISAMUS (CNPq), atua como pesquisador em diversos grupos de pesquisa nacionais e internacionais, sendo o coordenador brasileiro do projeto de cooperação internacional com a Universidade Laval (Canadá) intitulado "Estudo sobre as práticas musicais em espaços não institucionalizados no Canadá e no Brasil: formação humana e desenvolvimento através da Educação Musical em comunidades de situação de vulnerabilidade social" com financiamento da CAPES, da FUNCAP e do Ministério de Relações Internacionais do Canadá (PGCI/DFAIT 2015-2019). É membro do Comitê Permanente de Defesa da Sociedade Internacional para a Educação Musical (ISME) e é embaixador da Federação Internacional de Orquestras de Jovens EUROCHESTRIES. Orientando suas pesquisas sobre os temas bandas de música, didática instrumental e ensino coletivo de instrumentos musicais, têm coordenados nos últimos anos projetos sobre metacognição. Participa como convidado em diversos eventos da área no Brasil e no exterior e organiza desde 2013 as Conferências Internacionais de Educação Musical de Sobral. Como clarinetista e saxofonista estudou com os professores Fernando Silveira (Unirio), José de Freitas (UFRJ), Cristiano Alves (UFRJ), Idriss Boudrioua e Carlos Malta e foi integrante da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais entre 1997 e 2007. Ainda na Marinha do Brasil realizou turnê com o grupo "Banda Brasil" em 2003 por 23 países à bordo do Navio Escola Brasil. Na cidade do Rio de Janeiro atuou como instrumentista dos grupos Rio Jazz orquestra e Caixa Preta e ao lado de grandes personalidades da música brasileira como Adriana Calcanhoto, Seu Jorge, Marcelo D2, Beth Carvalho, MPB4. Atualmente atua como instrumentista em projetos no Brasil e no Exterior ligados ao ensino, principalmente como professor de clarineta, saxofone e regente sendo convidado para diversos festivais internacionais de música. É coordenador e regente da Banda Regional do Norte do Ceará "Banda do Norte", além de atuar como clarinetista da Orquestra Sinfônica da UFC em Sobral (OSUFC-Sobral).

Citas

BARBOSA, J. L. da. Considerando a viabilidade de inserir música instrumental no ensino de primeiro grau. In: Revista da ABEM, n. 3. p. 39 - 49, 1996.

_____. Da Capo: método elementar para o ensino coletivo e/ou individual de instrumentos de banda. Regência. Belém: Fundação Carlos Gomes, 1998. 248 p.

_____. Da Capo Criatividade: método elementar para o ensino coletivo e/ou individual de instrumentos de banda. Regência. v. 1. Jundiaí, São Paulo: Keyboard Editora Musical, 2010a. 125 p.

_____. Da Capo Criatividade: método elementar para o ensino coletivo e/ou individual de instrumentos de banda. Regência. v. 2. Jundiaí, São Paulo: Keyboard Editora Musical, 2010b. 142 p.

BEATTY, R. J. The History and Development of Elementary Music Education in Canada: curricular perspectives. In: VEBLEN, K.; BEYNON, C. From Sea to Sea: perspectives on music education in Canada. London, Ontario: Western Libraries, The University of Western Ontario, 2007. p. 1-22.

BRAGA, S. M. Canto coral e performance vocal: contribuições para a formação inicial dirigida a Educação Básica. 2014. 179 f. Tese (Doutorado) - Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2104.

CAJAZEIRA, R. A importância das Bandas na formação do músico brasileiro. In: CAJAZEIRA, R.; OLIVEIRA, A. (Org.). Educação musical no Brasil. Salvador: P&A, 2007. p. 24-28.

CARVALHO, T. Q. M. Lord of hell: a prática musical da banda Vomer na cena do rock /metal em Montes Claros-MG. 2010. 301 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010.

COSTA, A. A. M. Atuação de um guitarrista em salvador: pesquisa autobiográfica docente. 2018. 405 f. Tese (Doutorado) - Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.

CRUVINEL, F. M. Ensino coletivo de instrumentos musicais na educação básica: compromisso com a escola a partir de propostas significativas de ensino musical. In: ENCONTRO REGIONAL CENTRO-OESTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL (ABEM), 8., 2008, Brasília. Anais... Porto Alegre: ABEM, 2008. p. 1-13.

FILIPE, F. S. P. G. Play along como regulação do estudo. 2017. 135 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Superior de Artes Aplicadas, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Castelo Branco, 2017.

JUNTUNEN, P.; RUOKONEN, I.; RUISMÄKI, H. Study of Potential of Playback Orchestra Computer Assisted Teaching Method. The European Journal Of Social & Behavioural Sciences, [s.l.], v. 6, n. 3, p. 1097-1104, 11 nov. 2013.

JUNTUNEN, P.; RUOKONEN, I.; RUISMÄKI, H. Music behind scores: case study of learning improvisation withPlayback Orchestramethod. Journal Of Computer Assisted Learning, [s.l.], v. 31, n. 6, p.582-591, 12 mar. 2015.

LEVI, A. D. A. Samba Jazz: Reflexões sobre a ferramenta play along. 2010. 47 f. TCC (Graduação) - Centro de Pesquisa e Pós Graduação das Faculdades Metropolitanas Unidas, Faculdades Metropolitanas Unidas, São Paulo, 2010.

LISBOA, C. A. P. O ensino de trompete no conservatório de música de Sergipe: contextualização das necessidades, metodologias e ferramentas pedagógico-musicais. 2017. 56 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.

MARTINHO, C. F. N. G. O Potencial Pedagógico da Improvisação (Jazz) no processo Ensino/Aprendizagem da Trompete. 2014. 91 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, 2014.

MONTANDON, M. I. Aula de piano e ensino de música: análise da proposta de reavaliação da aula de piano e sua relação com as concepções pedagógicas de Pace, Verhaalen e Gonçalves. Porto Alegre, 1992. 178 f. Dissertação (Mestrado). Instituto de Artes. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2008

NASCIMENTO, M. A. T. Método elementar para o ensino coletivo de instrumentos de banda de música: “Da capo” um estudo sobre sua aplicação. 2007. 104 f. Dissertação (Mestrado). Centro de Letras e Artes. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 2007.

______. Situações de Educação e Métodos em Educação Utilizados pelas Bandas de Música. In. ALBUQUERQUE, L. B.; ROGÉRIO, P. (Orgs.). Educação Musical: Campos de Pesquisa, Formação e Experiências. Fortaleza: Edições UFC, 2012.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RIBEIRO, J. C. P. A "audiação" no desenvolvimento da criatividade na aprendizagem do saxofone. 2015. 128 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, 2015.

RODRIGUES, R. N. A. O Playback Instrumental como Suporte Musical no Ensino do Piano: Estudo sobre Competências Instrumentais e Motivação. 2012. 68 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto Politécnico de Setúbal, Setúbal, 2012.

SANTOS, W. R. Educação musical coletiva com instrumentos de arco: uma proposta de sistema em níveis didáticos. 2017. 515 f. Tese (Doutorado) - Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.

SATOMI, A. L. Dragão confabulando: etnicidade, ideologia e herança cultural através da música para Koto no Brasil. 2004. 380 f. Tese (Doutorado) - Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004.

SERAFIM, L. L. Modelos pedagógicos no ensino de instrumentos musicais em modalidade a distância: projetando o ensino de instrumentos de sopro. 2014. 177 f. 2014.

Dissertação (Mestrado em Educação Musical) - Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.

SIBALDE, R. A. O saxofone tenor no Samba-Jazz: Estudos de elementos melódicos, rítmicos e harmônicos utilizados na improvisação. 2017. 91 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.

SILVA, D. Play along: uma ferramenta de suporte aos Exercices Journaliers (EJ) do método completo de flauta, de Taffanel & Gaubert. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM: DIVERSIDADE HUMANA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E CURRÍCULOS: INTERAÇÕES NA EDUCAÇÃO MUSICAL, 13., 2017, Manaus. Anais ... Porto Alegre: ABEM, 2017. p. 1-15.

TOURINHO, C. Ensino coletivo de instrumentos musicais: crenças, mitos, princípios e um pouco de história. In: CONGRESSO ANUAL DA ABEM, 16., 2007, Campo Grande. Anais... Porto Alegre: ISME, 2007.

VECCHIA, F. D. Iniciação ao trompete, trompa, trombone, bombardino e tuba: processos de ensino e aprendizagem do método Da Capo. 2008. 124 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008.

______. Educação musical coletiva com instrumentos de sopro e percussão: análise de métodos e proposta de uma sistematização. 2012. 211 f. Tese (Doutorado) - Escola de Música, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2012.

WESTERMANN, B. As coisas e o ensino de violão: relação entre tecnologias digitais e características do ensino do instrumento no contexto da educação a distância. 2017. 228 f. Tese (Doutorado) - Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.

YING, L. M. O ensino coletivo direcionado no violino. 2007. 227 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

ZETTERMANN FILHO, A. Elaboração e desenvolvimento do plano básico de reestruturação musical implementado na Pracatum Escola de Música e Tecnologias. 2015. 119 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.

Publicado

2022-12-13

Cómo citar

Soares, W. de S., & Nascimento, M. A. T. (2022). Uso do play along no ensino coletivo de instrumentos em bandas de música. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 11(3). https://doi.org/10.9771/re.v11i3.42055

Número

Sección

Artigos