Uso do play along no ensino coletivo de instrumentos em bandas de música
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v11i3.42055Palabras clave:
Ensino e Aprendizagem, Play Along, Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais (ECIM)Resumen
Este texto trata-se de uma pesquisa bibliográfica que teve como objetivo catalogar e analisar trabalhos acadêmicos que tratam sobre o uso do play along no ensino coletivo de instrumentos em bandas de música. A coleta de dados, que foi dividida em duas etapas, foi realizada através do repositório institucional da Universidade Federal da Bahia e direcionada para as dissertações de mestrado e teses de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Música e para os trabalhos de conclusão final do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música. Na primeira etapa buscamos por trabalhos que contivessem as palavras-chave playback e play along e na segunda etapa buscamos por trabalhos que tivessem a palavra-chave Ensino Coletivo e o assunto Banda de música. Como resultados, obtivemos 94 trabalhos e, a partir da análise dos mesmos pode-se observar que apenas 11 apresentaram uma ou ambas as palavras-chave pesquisadas, revelando assim que a temática ainda não é tão discutida nesses programas. Também pudemos compreender a função do play along e em cada trabalho e propomos as seguintes categorias: (1) uso do play along ou playback como ferramenta auditiva para o ensino e/ou aprendizagem musical; (2) uso do play along ou playback como ferramenta auditiva para a performance musical; (3) uso do play along ou playback como ferramenta auditiva em programas de edição de partitura. Esperamos que este trabalho possa colaborar com o desenvolvimento de pesquisas científicas sobre a referida temática.
Descargas
Citas
BARBOSA, J. L. da. Considerando a viabilidade de inserir música instrumental no ensino de primeiro grau. In: Revista da ABEM, n. 3. p. 39 - 49, 1996.
_____. Da Capo: método elementar para o ensino coletivo e/ou individual de instrumentos de banda. Regência. Belém: Fundação Carlos Gomes, 1998. 248 p.
_____. Da Capo Criatividade: método elementar para o ensino coletivo e/ou individual de instrumentos de banda. Regência. v. 1. Jundiaí, São Paulo: Keyboard Editora Musical, 2010a. 125 p.
_____. Da Capo Criatividade: método elementar para o ensino coletivo e/ou individual de instrumentos de banda. Regência. v. 2. Jundiaí, São Paulo: Keyboard Editora Musical, 2010b. 142 p.
BEATTY, R. J. The History and Development of Elementary Music Education in Canada: curricular perspectives. In: VEBLEN, K.; BEYNON, C. From Sea to Sea: perspectives on music education in Canada. London, Ontario: Western Libraries, The University of Western Ontario, 2007. p. 1-22.
BRAGA, S. M. Canto coral e performance vocal: contribuições para a formação inicial dirigida a Educação Básica. 2014. 179 f. Tese (Doutorado) - Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2104.
CAJAZEIRA, R. A importância das Bandas na formação do músico brasileiro. In: CAJAZEIRA, R.; OLIVEIRA, A. (Org.). Educação musical no Brasil. Salvador: P&A, 2007. p. 24-28.
CARVALHO, T. Q. M. Lord of hell: a prática musical da banda Vomer na cena do rock /metal em Montes Claros-MG. 2010. 301 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010.
COSTA, A. A. M. Atuação de um guitarrista em salvador: pesquisa autobiográfica docente. 2018. 405 f. Tese (Doutorado) - Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.
CRUVINEL, F. M. Ensino coletivo de instrumentos musicais na educação básica: compromisso com a escola a partir de propostas significativas de ensino musical. In: ENCONTRO REGIONAL CENTRO-OESTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL (ABEM), 8., 2008, Brasília. Anais... Porto Alegre: ABEM, 2008. p. 1-13.
FILIPE, F. S. P. G. Play along como regulação do estudo. 2017. 135 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Superior de Artes Aplicadas, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Castelo Branco, 2017.
JUNTUNEN, P.; RUOKONEN, I.; RUISMÄKI, H. Study of Potential of Playback Orchestra Computer Assisted Teaching Method. The European Journal Of Social & Behavioural Sciences, [s.l.], v. 6, n. 3, p. 1097-1104, 11 nov. 2013.
JUNTUNEN, P.; RUOKONEN, I.; RUISMÄKI, H. Music behind scores: case study of learning improvisation withPlayback Orchestramethod. Journal Of Computer Assisted Learning, [s.l.], v. 31, n. 6, p.582-591, 12 mar. 2015.
LEVI, A. D. A. Samba Jazz: Reflexões sobre a ferramenta play along. 2010. 47 f. TCC (Graduação) - Centro de Pesquisa e Pós Graduação das Faculdades Metropolitanas Unidas, Faculdades Metropolitanas Unidas, São Paulo, 2010.
LISBOA, C. A. P. O ensino de trompete no conservatório de música de Sergipe: contextualização das necessidades, metodologias e ferramentas pedagógico-musicais. 2017. 56 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.
MARTINHO, C. F. N. G. O Potencial Pedagógico da Improvisação (Jazz) no processo Ensino/Aprendizagem da Trompete. 2014. 91 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, 2014.
MONTANDON, M. I. Aula de piano e ensino de música: análise da proposta de reavaliação da aula de piano e sua relação com as concepções pedagógicas de Pace, Verhaalen e Gonçalves. Porto Alegre, 1992. 178 f. Dissertação (Mestrado). Instituto de Artes. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2008
NASCIMENTO, M. A. T. Método elementar para o ensino coletivo de instrumentos de banda de música: “Da capo” um estudo sobre sua aplicação. 2007. 104 f. Dissertação (Mestrado). Centro de Letras e Artes. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 2007.
______. Situações de Educação e Métodos em Educação Utilizados pelas Bandas de Música. In. ALBUQUERQUE, L. B.; ROGÉRIO, P. (Orgs.). Educação Musical: Campos de Pesquisa, Formação e Experiências. Fortaleza: Edições UFC, 2012.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RIBEIRO, J. C. P. A "audiação" no desenvolvimento da criatividade na aprendizagem do saxofone. 2015. 128 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, 2015.
RODRIGUES, R. N. A. O Playback Instrumental como Suporte Musical no Ensino do Piano: Estudo sobre Competências Instrumentais e Motivação. 2012. 68 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto Politécnico de Setúbal, Setúbal, 2012.
SANTOS, W. R. Educação musical coletiva com instrumentos de arco: uma proposta de sistema em níveis didáticos. 2017. 515 f. Tese (Doutorado) - Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.
SATOMI, A. L. Dragão confabulando: etnicidade, ideologia e herança cultural através da música para Koto no Brasil. 2004. 380 f. Tese (Doutorado) - Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004.
SERAFIM, L. L. Modelos pedagógicos no ensino de instrumentos musicais em modalidade a distância: projetando o ensino de instrumentos de sopro. 2014. 177 f. 2014.
Dissertação (Mestrado em Educação Musical) - Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.
SIBALDE, R. A. O saxofone tenor no Samba-Jazz: Estudos de elementos melódicos, rítmicos e harmônicos utilizados na improvisação. 2017. 91 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.
SILVA, D. Play along: uma ferramenta de suporte aos Exercices Journaliers (EJ) do método completo de flauta, de Taffanel & Gaubert. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM: DIVERSIDADE HUMANA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E CURRÍCULOS: INTERAÇÕES NA EDUCAÇÃO MUSICAL, 13., 2017, Manaus. Anais ... Porto Alegre: ABEM, 2017. p. 1-15.
TOURINHO, C. Ensino coletivo de instrumentos musicais: crenças, mitos, princípios e um pouco de história. In: CONGRESSO ANUAL DA ABEM, 16., 2007, Campo Grande. Anais... Porto Alegre: ISME, 2007.
VECCHIA, F. D. Iniciação ao trompete, trompa, trombone, bombardino e tuba: processos de ensino e aprendizagem do método Da Capo. 2008. 124 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008.
______. Educação musical coletiva com instrumentos de sopro e percussão: análise de métodos e proposta de uma sistematização. 2012. 211 f. Tese (Doutorado) - Escola de Música, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2012.
WESTERMANN, B. As coisas e o ensino de violão: relação entre tecnologias digitais e características do ensino do instrumento no contexto da educação a distância. 2017. 228 f. Tese (Doutorado) - Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.
YING, L. M. O ensino coletivo direcionado no violino. 2007. 227 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
ZETTERMANN FILHO, A. Elaboração e desenvolvimento do plano básico de reestruturação musical implementado na Pracatum Escola de Música e Tecnologias. 2015. 119 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.