Uso do play along no ensino coletivo de instrumentos em bandas de música
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v11i3.42055Keywords:
Ensino e Aprendizagem, Play Along, Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais (ECIM)Abstract
Este texto trata-se de uma pesquisa bibliográfica que teve como objetivo catalogar e analisar trabalhos acadêmicos que tratam sobre o uso do play along no ensino coletivo de instrumentos em bandas de música. A coleta de dados, que foi dividida em duas etapas, foi realizada através do repositório institucional da Universidade Federal da Bahia e direcionada para as dissertações de mestrado e teses de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Música e para os trabalhos de conclusão final do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música. Na primeira etapa buscamos por trabalhos que contivessem as palavras-chave playback e play along e na segunda etapa buscamos por trabalhos que tivessem a palavra-chave Ensino Coletivo e o assunto Banda de música. Como resultados, obtivemos 94 trabalhos e, a partir da análise dos mesmos pode-se observar que apenas 11 apresentaram uma ou ambas as palavras-chave pesquisadas, revelando assim que a temática ainda não é tão discutida nesses programas. Também pudemos compreender a função do play along e em cada trabalho e propomos as seguintes categorias: (1) uso do play along ou playback como ferramenta auditiva para o ensino e/ou aprendizagem musical; (2) uso do play along ou playback como ferramenta auditiva para a performance musical; (3) uso do play along ou playback como ferramenta auditiva em programas de edição de partitura. Esperamos que este trabalho possa colaborar com o desenvolvimento de pesquisas científicas sobre a referida temática.
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