Silêncio dentro da sala de aula

Autores/as

  • Christiane Jaroski Barbosa FACULDADE CENECISTA DE OSORIO
  • Mari Teresinha Panni Borba Faculdade Cenecista de Osório-RS

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i20.3611

Palabras clave:

silêncio, aprendizagem, ambiente escolar

Resumen

Este artigo tem como propósito fazer um estudo sobre as seguintes questões: como se constitui o silêncio dentro do ambiente escolar e em que momentos ele atrapalha ou ajuda nas aprendizagens dos sujeitos no processo educativo. A pesquisa é de cunho qualitativo e foi desenvolvida em uma escola de ensino fundamental da rede municipal de Osório. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas a professores e a alunos das séries iniciais e observações em sala de aula para verificar as concepções que esses sujeitos têm a respeito do silêncio como articulador na construção de conhecimentos dentro do ambiente escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Christiane Jaroski Barbosa, FACULDADE CENECISTA DE OSORIO

Mestre em Línguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora da Faculdade Cenecista de Osório-RS nos cursos de Letras e Pedagogia.Até jan de 2009, foi coordenadora do Curso de Letras dessa mesma instituição.

Mari Teresinha Panni Borba, Faculdade Cenecista de Osório-RS

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Cenecista de Osório-RS

Publicado

2012-06-12

Cómo citar

Barbosa, C. J., & Borba, M. T. P. (2012). Silêncio dentro da sala de aula. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, (20). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i20.3611

Número

Sección

Artigos