Alimentação, Artes e Ensino de Ciências: articulação para a formação de professores

Autores/as

  • Mônica Alves Lobo UNIRIO
  • Guaracira Gouvêa de Sousa UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v9i3.34549

Palabras clave:

educação alimentar, educação sensorial, ensino de ciências, formação de professores, oficina de artes

Resumen

A valorização dos sentidos e a apreciação dos sabores são de extrema importância para a alimentação, seja na degustação ou no preparo dos alimentos. Atualmente vivemos numa cultura visual e auditiva, que subjuga as experiências que envolvem proximidade, como tocar, cheirar e provar. É preciso investir em ações educativas que resgatem o prazer da apreciação dos sabores dos alimentos naturais, sendo a escola um espaço profícuo para tal intento. Este trabalho objetiva oferecer discussão teórica para a proposta da Educação dos sentidos a partir de uma experiência de oficina de formação de professores de ciências. Diferentes formas de artes atuaram como mediadores para estimular a sensibilização dos sentidos. Durante as etapas da atividade os professores se surpreenderam com novas percepções de sabores e sensações, com as diferentes dimensões da alimentação e expuseram os desafios para a articulação interdisciplinar em suas práticas docentes a partir do tema apresentado na oficina.

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Biografía del autor/a

Mônica Alves Lobo, UNIRIO

Graduada em Nutrição pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Mestre em Nutrição Humana pelo INJC/UFRJ (03/2006-03-2008). Doutora em Educação em Ciência e Saúde pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde-NUTES/UFRJ (2010-2014). Desenvolveu pesquisa acerca dos efeitos da desnutrição sobre o desenvolvimento e referente à divulgação científica na área de saúde. Atuou em pesquisa acerca da educação alimentar e nutricional no contexto do ensino de ciências em classes hospitalares em projeto desenvolvido no Laboratório de Linguagens e Mediações do NUTES-UFRJ e no Centro de Estudos da Criança-CIEC, na Universidade do Minho (Braga, Portugal). Atuou como pesquisadora e docente (pós-doc) no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEdu-Unirio), desenvolvendo pesquisa acerca da Educação Alimentar e Nutricional no contexto do Ensino de Ciências (formação de professores e análise de mídias de comunicação), além do uso das Artes como mediadoras de processos educativos. Atualmente é docente na disciplina "Educação, Saúde e Ambiente" para o curso de Gastronomia da UFRJ. Leciona na graduação e pós-graduação em disciplinas relativas a Educação Alimentar e Nutricional, Educação em Saúde e Metodologia de Pesquisa.

Guaracira Gouvêa de Sousa, UNIRIO

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1972), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Filosofia da Educação pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1985) e doutorado em Educação Gestão e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). pós-doutorado em Educação na Universidade Autônoma de Barcelona (2006). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação desta instituição; pesquisadora credenciada-docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Líder do grupo de pesqusia, Educação, Discurso e Mídia , cadastrado no CNPQq, desde 2006. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências e Linguagens, atuando principalmente, nos seguintes temas: linguagens/imagens, museu de ciência, e tecnologia; divulgação da ciência e formação de professores. presencial e a distância . Bolsista Produtividade PQII CNPq.

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Publicado

2020-12-14

Cómo citar

Lobo, M. A., & de Sousa, G. G. (2020). Alimentação, Artes e Ensino de Ciências: articulação para a formação de professores. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 9(3). https://doi.org/10.9771/re.v9i3.34549

Número

Sección

Artigos