A Inclusão da Pessoa com Autismo no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v9i3.33786Palabras clave:
Inclusão, Autismo, UniversidadeResumen
A educação superior para pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA) é um campo que vem se expandindo, porém com poucos dados publicados no Brasil sobre a experiência desse tipo de inclusão na universidade. Assim, este estudo busca conhecer as ações tomadas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), através da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE), para melhorar a inclusão de pessoas com TEA, identificando quais as medidas práticas que foram pensadas e viabilizadas para esses alunos e como elas são implementadas na prática dos estudantes com autismo. A gravidade do transtorno varia em função da intensidade do comprometimento dos sintomas, que pode variar desde pessoas que têm déficits mais sutis, como dificuldade de expressar sentimentos e de compreender metáforas, até pessoas que não conseguem se comunicar verbalmente e nem por gestos. Portanto, foi feito um estudo qualitativo exploratório, com pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas, acrescido de investigação documental no site do Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais (NAPE), da UFBA. Por fim, foram feitas entrevistas semiestruturadas com dois estudantes da UFBA com diagnóstico de autismo, uma mãe de um dos estudantes e uma funcionária do NAPE. Trata-se de um estudo exploratório, que sugere uma possível invisibilidade de pessoas com autismo na universidade, apesar de existirem programas e legislações que facilitem a inclusão desses alunos no meio acadêmico.Descargas
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