A disciplina escolar na década de 1940: aspectos da interdependência entre Escola e Estado
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v8i3.30648Palabras clave:
Educação. Práticas disciplinares. Teoria dos Processos. Figuração professor-alunoResumen
Analisaram-se as práticas disciplinares presentes no artigo “O problema da disciplina” publicado na Revista do Ensino, na década de 40, à luz da Teoria dos Processos de Norbert Elias. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa realizado por meio de uma análise documental. Fez-se uma breve discussão acerca das mudanças de conduta docente em relação ao comportamento discente: dos castigos físicos às estratégias de persuasão, por meio das estratégias disciplinares. Compreendeu-se a referida revista como uma pedagogia cultural, tendo-se em vista que educava docentes daquela época e contexto. A análise ora desenvolvida à luz da teoria eliasiana permitiu vislumbrar as práticas e os jogos de poder que circundam a figuração professor-aluno e, principalmente, o compromisso da educação escolar com o Estado na formação de cidadãs e cidadãos civilizados. Castigando ou persuadindo, o foco continuou sendo o professor e sua prática pedagógica, principalmente, no que diz respeito à regulação do comportamento das crianças.Descargas
Citas
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