A disciplina escolar na década de 1940: aspectos da interdependência entre Escola e Estado

Authors

  • Bruna Kedman Nascimento de Souza Leão Universidade Federal da Paraíba http://orcid.org/0000-0002-4108-7371
  • Ricardo de Figueiredo Lucena Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v8i3.30648

Keywords:

Educação. Práticas disciplinares. Teoria dos Processos. Figuração professor-aluno

Abstract

Analisaram-se as práticas disciplinares presentes no artigo “O problema da disciplina” publicado na Revista do Ensino, na década de 40, à luz da Teoria dos Processos de Norbert Elias. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa realizado por meio de uma análise documental. Fez-se uma breve discussão acerca das mudanças de conduta docente em relação ao comportamento discente: dos castigos físicos às estratégias de persuasão, por meio das estratégias disciplinares. Compreendeu-se a referida revista como uma pedagogia cultural, tendo-se em vista que educava docentes daquela época e contexto. A análise ora desenvolvida à luz da teoria eliasiana permitiu vislumbrar as práticas e os jogos de poder que circundam a figuração professor-aluno e, principalmente, o compromisso da educação escolar com o Estado na formação de cidadãs e cidadãos civilizados. Castigando ou persuadindo, o foco continuou sendo o professor e sua prática pedagógica, principalmente, no que diz respeito à regulação do comportamento das crianças.

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Author Biographies

Bruna Kedman Nascimento de Souza Leão, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Educação (PPGE/UFPB); Especialista em Psicopedagogia Institucional pelo Cintep-PB; Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba.

Ricardo de Figueiredo Lucena, Universidade Federal da Paraíba

Doutor e Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e graduado em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

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Published

2019-12-12

How to Cite

Leão, B. K. N. de S., & Lucena, R. de F. (2019). A disciplina escolar na década de 1940: aspectos da interdependência entre Escola e Estado. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 8(3). https://doi.org/10.9771/re.v8i3.30648

Issue

Section

Artigos