Reflexões sobre a formação de docentes da e para a Educação Infantil

Autores/as

  • Mônica Correia Baptista Universidade Federal de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0002-6645-0114
  • Angela Rabelo Barreto Técnica do INEP, aposentada

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v8i2.28682

Palabras clave:

Curso de Pedagogia, docência, educação infantil, creche, pré-escola

Resumen

Neste artigo, busca-se analisar a formação das professoras da educação infantil, utilizando-se estatísticas sobre escolaridade dessas profissionais, dados sobre características dos cursos que as formam e resultados de estudos recentes sobre o lugar da educação infantil nas matrizes curriculares de cursos de Pedagogia, nos quais devem ser formadas essas profissionais, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (BRASIL, 2006). São também apontados aspectos que, na visão das autoras, são essenciais na formação de professoras, para contribuir com a qualidade da educação infantil ofertada no País. Considerando os problemas identificados por vário(a)s autore(a)s sobre a dispersão do objeto do curso de Pedagogia, definido na resolução de 2006 (BRASIL, 2006), que faz com que a formação oferecida seja fragmentada e superficial, apresenta-se uma proposta de matriz curricular para licenciatura em educação infantil, como provocação ao debate. A matriz foi construída tendo como pretensão a formação de professoras, capacitadas para cuidar e educar crianças em creches e pré-escolas, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009).

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Biografía del autor/a

Mônica Correia Baptista, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG). Pesquisadora do CEALE - Centro de Alfabetização Leitura e Escrita da FAE/UFMG e do NEPEI - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infâncias e Educação Infantil da FAE/UFMG. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da UFMG (1992), Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG (1995), Doutora em educação pela Universidade Autônoma de Barcelona (2008), Pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Autônoma de Barcelona (2016). Coordenadora do Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil (MEC/UFMG/UNIRIO/UFRJ). Atua, prioritariamente, em temas relacionados às práticas pedagógicas de leitura e escrita junto a crianças de zero a seis anos; formação de professores; políticas públicas e Educação; alfabetização, leitura e escrita; currículo e Educação Infantil.

Angela Rabelo Barreto, Técnica do INEP, aposentada

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1976), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1980) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2004). Servidora pública aposentada do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no qual atuou em estudos e pesquisas em políticas públicas na área de Educação (1988-2004). Professora-assistente do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (1989-1996); coordenadora-geral de Educação Infantil do Ministério da Educação (1992-1998); coordenadora do Setor de Educação da Representação da Unesco no Brasil (2002-2003). Atua como consultora, pesquisadora e docente na área de desenvolvimento humano e educação básica, principalmente nos seguintes temas: infância, desenvolvimento infantil, educação infantil, políticas e programas de educação, magistério e formação docente.

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Publicado

2019-09-06

Cómo citar

Baptista, M. C., & Barreto, A. R. (2019). Reflexões sobre a formação de docentes da e para a Educação Infantil. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 8(2). https://doi.org/10.9771/re.v8i2.28682