A qualidade da educação na América Latina.

Autores/as

  • Gideon Borges dos Santos
  • Sueli de Fatima Ourique de Avila
  • Wanderley Silva UERJ

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v12i12.2753

Palabras clave:

Reformas – Educação – Neoliberalismo

Resumen

Esse texto se propõe a um balanço comparativo sobre a qualidade da educação em três países da América Latina: Brasil, Chile e México. Nesta análise utilizaremos como indicadores as taxas de matrícula no ensino fundamental e na educação superior, o nível de aprendizagem dos alunos, a partir de exames de avaliação internacionais, a autonomia da escola e os gastos públicos com educação. O texto apresenta duas preocupações imbricadas: uma discussão a respeito do conceito de qualidade e uma análise dos indicadores de qualidade que poderão tensionar o conceito estruturado, pelos documentos oficiais, permitindo uma melhor interrogação sobre a possibilidade da qualidade na educação como direito democrático. Para tanto investigaremos o pacto de Minas pela educação (Brasil), o Projeto P-900 (Chile) e o PEC (México), como casos significativos de iniciativas de políticas publicas em busca da qualidade na educação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gideon Borges dos Santos

Graduado em Pedagogia, Doutorando em Política Pública e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Graduada em Psicologia, Professora do Centro Universitário Metodista Bennett e das Faculdades Intergradas Maria Thereza, Doutoranda em Política Pública e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Graduado em Filosofia, Professor da Universidade do Grande Rio, Doutorando em Política Pública e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

Wanderley Silva, UERJ

Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana. Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Publicado

2008-07-15

Cómo citar

dos Santos, G. B., de Avila, S. de F. O., & Silva, W. (2008). A qualidade da educação na América Latina. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 12(12). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v12i12.2753

Número

Sección

Artigos