A qualidade da educação na América Latina.

Authors

  • Gideon Borges dos Santos
  • Sueli de Fatima Ourique de Avila
  • Wanderley Silva UERJ

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v12i12.2753

Keywords:

Reformas – Educação – Neoliberalismo

Abstract

Esse texto se propõe a um balanço comparativo sobre a qualidade da educação em três países da América Latina: Brasil, Chile e México. Nesta análise utilizaremos como indicadores as taxas de matrícula no ensino fundamental e na educação superior, o nível de aprendizagem dos alunos, a partir de exames de avaliação internacionais, a autonomia da escola e os gastos públicos com educação. O texto apresenta duas preocupações imbricadas: uma discussão a respeito do conceito de qualidade e uma análise dos indicadores de qualidade que poderão tensionar o conceito estruturado, pelos documentos oficiais, permitindo uma melhor interrogação sobre a possibilidade da qualidade na educação como direito democrático. Para tanto investigaremos o pacto de Minas pela educação (Brasil), o Projeto P-900 (Chile) e o PEC (México), como casos significativos de iniciativas de políticas publicas em busca da qualidade na educação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gideon Borges dos Santos

Graduado em Pedagogia, Doutorando em Política Pública e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Graduada em Psicologia, Professora do Centro Universitário Metodista Bennett e das Faculdades Intergradas Maria Thereza, Doutoranda em Política Pública e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Graduado em Filosofia, Professor da Universidade do Grande Rio, Doutorando em Política Pública e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

Wanderley Silva, UERJ

Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana. Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Published

2008-07-15

How to Cite

dos Santos, G. B., de Avila, S. de F. O., & Silva, W. (2008). A qualidade da educação na América Latina. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 12(12). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v12i12.2753

Issue

Section

Artigos