Ensino e pesquisa nos cursos de graduação em educação e saúde: apontamentos sobre a prática e análise dessa relação

Autores/as

  • Silvia Maria Nóbrega-Therrien
  • Jacques Therrien

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v11i10.2718

Palabras clave:

Ensino/pesquisa, Formação profissional, Ação-reflexão, Competência reflexiva, Prática docente.

Resumen

O estudo registra reflexões acerca da relação entre ensino e pesquisa na prática docente em cursos de graduação e pós-graduação. Pautada na literatura sobre o assunto e na experiência de ensino dos autores, a discussão caminha na busca de elementos que possam subsidiar o desenvolvimento e a análise dessa relação nos processos de formação. Após abordar dimensões dessa problemática, o estudo identifica algumas categorias teóricas que podem subsidiar processos educacionais centrados na formação para a competência reflexiva e a produção do conhecimento na prática profissional.

Palavras-chave: Ensino/pesquisa; Formação profissional; Ação-reflexão; Competência reflexiva; Prática docente.


Resumo: El estudio apunta reflexiones acerca de la relación enseñanza y investigación basada en estudios sobre el tema y en la experiencia de los autores con los cursos de bachillerato, tercer ciclo y doctorado. Referencia categorías teórico-metodológicas para la comprensión de los procesos educacionales centrados en la formación para la competencia reflexiva y la producción del conocimiento en la práctica profesional.

Descriptores: Enseñanza e investigación; Formación profesional; Acciónreflexión; Competencia reflexiva; Práctica del profesor.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Silvia Maria Nóbrega-Therrien

Professora Adjunta dos Cursos de Enfermagem e Medicina da UECE

Jacques Therrien

Professor Titular da Faculdade de Educação da UFC

Publicado

2000-12-21

Cómo citar

Nóbrega-Therrien, S. M., & Therrien, J. (2000). Ensino e pesquisa nos cursos de graduação em educação e saúde: apontamentos sobre a prática e análise dessa relação. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 11(10). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v11i10.2718

Número

Sección

Artigos