Ensino e pesquisa nos cursos de graduação em educação e saúde: apontamentos sobre a prática e análise dessa relação
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v11i10.2718Keywords:
Ensino/pesquisa, Formação profissional, Ação-reflexão, Competência reflexiva, Prática docente.Abstract
O estudo registra reflexões acerca da relação entre ensino e pesquisa na prática docente em cursos de graduação e pós-graduação. Pautada na literatura sobre o assunto e na experiência de ensino dos autores, a discussão caminha na busca de elementos que possam subsidiar o desenvolvimento e a análise dessa relação nos processos de formação. Após abordar dimensões dessa problemática, o estudo identifica algumas categorias teóricas que podem subsidiar processos educacionais centrados na formação para a competência reflexiva e a produção do conhecimento na prática profissional.Palavras-chave: Ensino/pesquisa; Formação profissional; Ação-reflexão; Competência reflexiva; Prática docente.
Resumo: El estudio apunta reflexiones acerca de la relación enseñanza y investigación basada en estudios sobre el tema y en la experiencia de los autores con los cursos de bachillerato, tercer ciclo y doctorado. Referencia categorías teórico-metodológicas para la comprensión de los procesos educacionales centrados en la formación para la competencia reflexiva y la producción del conocimiento en la práctica profesional.
Descriptores: Enseñanza e investigación; Formación profesional; Acciónreflexión; Competencia reflexiva; Práctica del profesor.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2000-12-21
How to Cite
Nóbrega-Therrien, S. M., & Therrien, J. (2000). Ensino e pesquisa nos cursos de graduação em educação e saúde: apontamentos sobre a prática e análise dessa relação. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 11(10). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v11i10.2718
Issue
Section
Artigos