Dimensão afetivo-emocional e relações de ensino

Autores/as

  • Ivone Martins de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v10i9.2692

Palabras clave:

Relações de ensino, Afeto, Emoção, Professor.

Resumen

O presente artigo aborda a temática do afeto e da emoção nas relações de ensino. Problematiza o modo pelo qual questões referentes ao universo socioafetivo-emocional têm sido compreendidas no espaço escolar e aponta algumas contribuições da abordagem histórico-cultural para essa reflexão. Contrariamente a abordagens que discutem o desenvolvimento humano, enfocando sobretudo o sujeito individual e compreendendo-o em uma perspectiva inatista e atomista, a abordagem histórico-cultural defende que o desenvolvimento humano ocorre inexoravelmente articulado ao contexto histórico e cultural em que o homem está inserido. Esse postulado apresentase bastante frutífero para abordar o afeto e a emoção nas relações de ensino.

Palavras-chave: Relações de ensino; Afeto; Emoção; Professor.


Abstract: This article looks at affect and emotion in teaching settings and discusses how the social-affective-emotional dimension has been interpreted in the school environment. A historical-cultural approach was chosen to ground our reflection. Unlike the inane and atomist theories with their strict focus on the individual, the historical-cultural standpoint views human development as inexorably tied to its cultural and historical context and has thus shown to be more fruitful in the analysis of affect and emotion in teaching environments.

Key words: Teaching settings; Affect; Emotion; Teacher.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ivone Martins de Oliveira

Professora do Departamento de Didática - UFES

Publicado

2006-08-16

Cómo citar

Martins de Oliveira, I. (2006). Dimensão afetivo-emocional e relações de ensino. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 10(9). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v10i9.2692

Número

Sección

Artigos