Letramento Literário: mediações configuradas pelos livros didáticos
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v10i9.2686Palabras clave:
Livro didático, Ensino de literatura, Letramento.Resumen
O estabelecimento de políticas públicas de compra e distribuição de livros didáticos de Língua Portuguesa para as escolas públicas do Ensino Médio impõe a urgente necessidade de análise desse material para compreensão da configuração do processo de ensino que por meio desse se materializa. Assim,, foram analisados três livros didáticos de volume único, dirigidos ao Ensino Médio,à procura de mapear quais são os textos considerados fundamentais para serem lidos na escola,como se caracterizam os exercícios propostos, a partir da leitura desses textos e quais são os conhecimentos e as competências considerados relevantes para serem apreendidos por meio do ensino de literatura, bem como as possíveis contribuições da configuração desses livros para o letramento literário.Palavras-chave: Livro didático; Ensino de literatura; Letramento.
Abstract: The adoption of public policies for acquisition and distribution of Portuguese Language school text books to be used in public high-schools, makes necessary the analysis of this material in order to understand the teaching process involved in its use. So, were analized three text books gathered in a unique volume addressed to high-schools, searching to identify the basic texts to be read in schools, the features of proposed exercises, the informations and competences considered as important to be learned through literature teaching, as well the possible contributions of these books to literary literacy.
Key words: Text-book; Literature teaching; Literacy.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2006-08-16
Cómo citar
Grijó, A. A., & Paulino, G. (2006). Letramento Literário: mediações configuradas pelos livros didáticos. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 10(9). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v10i9.2686
Número
Sección
Artigos