As tecnologias assistivas em ambiente computacional e telemático: novos horizontes na educação de alunos com deficiência motora severa
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v10i9.2684Palabras clave:
Tecnologias assistivas, Ambientes computacionais e telemáticos, Projetos pedagógicos, Alunos com deficiência motora severa.Resumen
O presente artigo buscou analisar e discutir a utilização de ambientes computacionais e telemáticos, através de Tecnologias Assistivas (TAs), por alunos com deficiência motora severa, na elaboração de projetos pedagógicos. A análise fundamentou-se nas idéias de Vygotsky, principalmente nos seus Fundamentos de Defectologia, buscando perceber as TAs como catalisadoras dos mecanismos de supercompensação, definidos por esse autor. A análise feita, a partir dos trabalhos desenvolvidos no Programa InfoEsp, em Salvador - Bahia, apontou para a possibilidade de novos caminhos e concepções pedagógicas, intermediados por TAs utilizadas em ambientecomputacional, que favoreçam o aprendizado e a inclusão social de alunos com deficiência motora severa.Palavras-chave: Tecnologias assistivas; Ambientes computacionais e telemáticos; Projetos pedagógicos ; Alunos com deficiência motora severa.
Abstract: The aim of this work is to analize and discuss the use of assistive technologies by students with severe motor deficiency in a computerized environment, in order to draw pedagogical projects. The analysis is based on Vygotsky’s ideas, mainly on his defectology fundaments, observing assistive technologies like catalyst of super-compensation mechanisms as defined by that author. This work developped by InfoEsp student Program Salvador-Bahia, showed the possibility of new pedagoical concepts and ways through assistive technologies in a computerized environment that favor the learning inclusion of students with severe motor deficiency.
Key words: Assistive technologies; Computerized environment; Pedagogical projects; students with severe motor deficiency.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2006-08-16
Cómo citar
Alves Galvão Filho, T. (2006). As tecnologias assistivas em ambiente computacional e telemático: novos horizontes na educação de alunos com deficiência motora severa. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 10(9). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v10i9.2684
Número
Sección
Artigos