A fabricação de resistências no cenário pós-colonial: entre subalternização e subversão

Autores/as

  • Jonatha Daniel dos Santos
  • Rozane Alonso Alves Docente do Instituto Federal Goiano - Campus Ipameri.

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v8i1.25830

Palabras clave:

Produção discursiva. Subalternização/Subversão. Pós-Colonial. Resistência.

Resumen

Esse artigo tem como proposta problematizar as produções discursivas que contribuem para a constituição da subalternização/inferiorização de saberes/conhecimentos de distintos grupos sociais bem como a criação de normatizações e padrões frente à produção do conhecimento, estabelecendo as representações dicotômicas/binárias. Por outro lado expõe que no processo de subalternização são articuladas ações que rompem com esse ideário que por si só constrói espaços de resistência. Para tecer tais considerações buscamos refletir teoricamente sobre o conceito de discurso problematizado a partir de dois campos teóricos, sendo eles: o Grupo Modernidade/Colonialidade e a Teoria Pós-Colonial. Atrelado a esses campos, nos apoiamos nos estudos de Michel Foucault. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica, originada por meio de nossas pesquisas com os Povos Indígenas de Rondônia.

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Biografía del autor/a

Jonatha Daniel dos Santos

Licenciado em Matemática - UNIR. Mestre em Educação em Ciências e Matemática - PUC RS. Doutorando em Educação - UCDB.

Rozane Alonso Alves, Docente do Instituto Federal Goiano - Campus Ipameri.

Licenciada em Pedagogia - UNIR. Mestra em Educação - UFRGS. Doutora em Educação - UCDB.

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Publicado

2019-05-03

Cómo citar

dos Santos, J. D., & Alves, R. A. (2019). A fabricação de resistências no cenário pós-colonial: entre subalternização e subversão. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 8(1). https://doi.org/10.9771/re.v8i1.25830