Práticas e Concepções de psicólogas/os em serviços públicos de Saúde e Assistência Social na Bahia frente à queixa escolar

Autores/as

  • Liliane Alves da Luz Teles Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia
  • Klessyo Espírito Santo Freire Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia
  • Kátia Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v7i1.21729

Palabras clave:

Saúde, Assistência Social, Queixa Escolar

Resumen

O presente estudo tem como objetivo analisar as concepções e práticas de psicólogas/os que atuam nos serviços públicos de Saúde e Assistência Social que recebem demandas escolares. Como resultado dessa aspiração, foram realizadas e conduzidas entrevistas em grupo nas quais participaram cinco profissionais que trabalham em CAPS, CRAS e CREAS da Bahia. A análise indica que as/os profissionais têm buscado compreender a queixa escolar superando a abordagem medicalizante relacionada a essas demandas, ampliando a articulação com a escola, com a família e com a comunidade. O fortalecimento das Políticas Públicas na garantia dos direitos sociais tem sido dificultado pela precarização dos serviços e da condição de trabalho das/os profissionais, bem como a própria construção histórica e ideológica sobre o fracasso escolar.

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Biografía del autor/a

Liliane Alves da Luz Teles, Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia

Graduada em Psicologia, Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia.

Klessyo Espírito Santo Freire, Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia

Graduado em Psicologia, Mestrando em Educação pela Universidade Federal da Bahia.

Kátia Oliveira

Graduada em Psicologia

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Publicado

2018-04-15

Cómo citar

Teles, L. A. da L., Freire, K. E. S., & Oliveira, K. (2018). Práticas e Concepções de psicólogas/os em serviços públicos de Saúde e Assistência Social na Bahia frente à queixa escolar. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 7(1). https://doi.org/10.9771/re.v7i1.21729

Número

Sección

Artigos