A formação inicial do professor de Língua Portuguesa e aspectos de sua constituição como professor-leitor
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v6i2.21068Palabras clave:
Formação inicial de professores, histórias de leitura, professor-leitorResumen
Este estudo apresenta os primeiros resultados de uma pesquisa de doutorado que busca analisar as histórias de leitura que integram experiências leitoras de cunho individual/pessoal e de início à docência dos graduandos do curso de Licenciatura em Letras Vernáculas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na Bahia. Trata-se de uma investigação-formação de caráter qualitativo que segue a esteira de trabalhos que articulam aspectos dos terrenos acadêmico e profissional com aqueles ligados à dimensão pessoal da vida dos docentes. O objetivo é analisar as histórias de leitura desses futuros professores a fim de compreender como os processos de formação do professor-leitor se constituem/se modelam nas experiências pessoais e acadêmicas. Para tanto, foram utilizadas como fontes de produção de dados a observação participante, os grupos de discussão, a entrevista narrativa e a carta pedagógica. Neste artigo focalizaremos apenas os dados produzidos a partir da observação participante e dos grupos de discussão, realizados nos dois últimos semestres do curso, ocasião na qual os graduandos cursaram os Estágios Supervisionados de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. O escopo teórico-metodológico está ancorado nos estudos do grande campo da formação inicial de professores, das narrativas (auto)biográficas, da leitura e do discurso como efeito de sentidos. Os resultados parciais demonstram que as narrativas, entendidas no estudo como produções discursivas, constituem valiosos instrumentos para compreender e apreender aspectos da formação inicial do professor de língua portuguesa, sobretudo o seu trabalho pedagógico com a formação de leitores e sua própria relação com a leitura.Descargas
Citas
BAKHTIN, Mikhail. (Volochínov). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2003.
DELORY-MOMBERGER, Chiristine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, Dez 2012, vol. 17, n. 51, p. 523-536.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. 11 ed. Porto alegre: L&PM, 2003.
JOSSO, M. C. Experiências de vida e formação. 2 ed. Natal, RG: EDUFRN/ São Paulo: 2010.
KOCH, Ingedore G. Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2010.
LIMA, Maria Socorro Lucena; AROEIRA, Kalline Pereira. In: GOMES, Marineide de Oliveira (Org.). Estágios na formação de professores: possibilidades formativas entre ensino, pesquisa e extensão. São Paulo: Edições Loyola, 2011. p. 117-132.
MACEDO, Roberto Sidnei. Etnopesquisa crítica, Etnopesquisa formação. Brasília: Líber Livro Editora, 2006.
MARIA, Luzia de. O clube do livro: ser leitor, que diferença faz? 2ª ed. São Paulo: Editora Global, 2016.
NÓVOA, Antonio. (Org). Os professores e a sua formação. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1992.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 6. ed. Campinas, SP: Pontes, 2005.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso e Leitura. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.
PASSEGI, Maria da Conceição. Narrar é humano! Autobiografar é um processo civilizatório. In: PASSEGI, Maria da Conceição; CONCEIÇÃO, Maria (Org.). Invenções de vida, compreensão de itinerários e alternativas de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 103-130.
PÊCHEUX, Michel; FUCHS, Catherine. A propósito da análise automática do discurso: atualização e perspectivas. In: GADET, Françoise; HAK, Tony. (Org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas, SP: UNICAMP, 1990. p. 163-252.
PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. 2. ed. Tradução de Celina Olga de Souza. São Paulo: Ed. 34, 2009.
SILVA, Ezequiel Theodoro. O professor leitor. IN: SANTOS, Fabiano; MARQUES NETO, José Castilho; RÕSING, Tânia M. K. Mediação de leitura: discussões e alternativas para a formação de leitores. São Paulo: Global, 2009. p. 23-36.
SOUZA, Elizeu Clementino. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador, BA: UNEB, 2006.
WELLER, Wivian. Grupos de discussão: aportes teóricos e metodológicos. In: PFAFF, Nicolle; WELLER, Wivian. Metodologias da Pesquisa Qualitativa em Educação: teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel Theodoro. (Orgs.). Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 1999.