O papel do docente no jogo do faz de conta infantil durante a rotina em sala de aula

Autores/as

  • Francine Costa De Bom Universidade do Extremo Sul Catarinense http://orcid.org/0000-0002-7167-8586
  • Vanessa da Silva da Silveira Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v6i2.20877

Palabras clave:

Jogos do faz de conta. Docente. Educação infantil.

Resumen

O jogo do faz de conta apresenta-se como uma característica peculiar à infância. O objetivo do estudo foi compreender o papel do docente durante os jogos do faz de conta realizados por 50 crianças entre 4 e 5 anos de idade, durante a rotina em sala de aula. Sob o método de observação participante, durante uma semana numa escola pública e uma semana numa escola privada, ambas com o acompanhamento minucioso de 25 crianças em cada turma, e com o auxílio do registro de um diário de campo, foi possível concluir que, o adulto na figura do professor exerce uma interferência externa que pode engendrar três atitudes diferentes durante a vivência dos jogos do faz de conta: (1) o docente entra no jogo sob a regra do mesmo e nutre o faz de conta, ampliando as possibilidades de ações dialógicas entre as crianças e assumindo o papel nutridor positivo, (2) o docente pode exercer o papel de finalizador do jogo em virtude do cumprimento da rotina escolar, e (3) o docente encerra o jogo por livre e espontânea vontade, assumindo novamente o papel de finalizador do jogo. Ressalta-se que esses papéis se mesclam ao longo da rotina escolar, não assumindo caráter unilateral, embora o papel de finalizador do jogo tenha sido o de maior frequência no registro de campo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francine Costa De Bom, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Mestra em Ciências da Linguagem pela UNISUL (Universidade do Sul Catarinense). Especialista em Administração e Marketing Desportivo pela UGF (Universidade Gama Filho) Graduada em Educação Física Licenciatura Plena pela UNESC (Universaidade do Extremo Sul Catarinense) Professora de graduação no curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) nas disciplinas de: Educação Física e Infância, Metodologia da dança, Metodologia da ginástica, Ginásticas de Academia e Empreendedorismo e gestão da EF. Professora de graduação no curso de Artes Visuais na UNESC, na disciplina de Linguagem da Dança e Educação.

Vanessa da Silva da Silveira, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Graduada em Licenciatura em Educação Física

Citas

ADES, César. Um adulto atípico na cultura das crianças. In: MÜLLER, F.; CARVALHO, A. M. A. (Orgs.). Teoria e prática na pesquisa com crianças: diálogos com William Corsaro. São Paulo, SP: Cortez, 2009. p. 127-135.

BROUGÈRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. Revista da Faculdade de Educação. São Paulo, v. 24, n. 2, jul. 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551998000200007>. Acesso em: 15 jan. 2013.

BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez, 2006.

CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Lisboa: Cotovia, 1990.

COLLING, Graciele de. S. Compreensão de professoras de educação infantil acerca das brincadeiras de faz-de-conta e das culturas Infantis. 2010, 204f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Regional de Blumenau, 2010.

CORSARO, William. A. Sociologia da infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.

ELKONIN, Daniil. B. Psicologia do jogo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

FANTIN, Mônica. No mundo da brincadeira: jogo, brinquedo e cultura na educação infantil. Florianópolis: Cidade Futura, 2000.

FORTUNA, Tânia. R. Vida e morte do brincar. In: ÁVILA, I. S. (Org.). Escola e sala de aula: mitos e ritos. Porto Alegre, 2004. p. 47-59.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura humana. São Paulo: Perspectiva, 2005.

ITURRA, Raul. O imaginário das crianças: os silêncios da cultura oral. Lisboa: Fim de Século, 1997.

REDIN, Maria. M. Crianças e suas culturas singulares. In: MÜLLER, F.; CARVALHO, A. M. A. (Orgs.). Teoria e prática na pesquisa com crianças: diálogos com William Corsaro. São Paulo, SP: Cortez, 2009. p.115-125.

Publicado

2017-11-01

Cómo citar

De Bom, F. C., & da Silveira, V. da S. (2017). O papel do docente no jogo do faz de conta infantil durante a rotina em sala de aula. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 6(2). https://doi.org/10.9771/re.v6i2.20877

Número

Sección

Artigos