A contribuição do rádio para educação e inclusão de pessoas com deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v6i2.18400Palabras clave:
educação informal, comunicação, inclusãoResumen
A formação do indivíduo envolve práticas de sociabilidade para as quais plataformas de comunicação são um campo relevante na contemporaneidade. Em se tratando de pessoas com deficiência visual, o rádio se destaca como um meio eficaz de socioeducação. Esse trabalho aborda o uso do rádio por locutores com deficiência visual. Para tanto, segue procedimentos metodológicos de natureza qualitativa, amparados nos instrumentos da pesquisa bibliográfica e entrevistas semi-estruturadas com locutores de rádio nos estados do Ceará e da Bahia, de forma a compreender a influência da prática radiofônica na relação do deficiente visual com o mundo. O estudo aponta que o rádio constitui um meio de educação informal, na medida em que contribui para a formação cidadã de deficientes visuais que saem da posição de receptores e passam a emitir mensagens, passando a obterem mais inclusão na sociedade. Percebeu-se também que o rádio foi um canal para o ingresso dos entrevistados na atuação em espaços de defesa dos direitos da pessoa com deficiência visual.Descargas
Citas
ANDI - Agência Nacional pelos Direitos da Infância. Mídia e Direitos Humanos. Brasília: ANDI, Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Unesco, 2006. 372 p
BACCEGA, Maria Aparecida. Televisão e escola: aproximações e distanciamentos. In: XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Salvador, Bahia – 1 a 5 set 2002. p 1-22.
BALTAR, Marcos. Rádio escolar: uma experiência de letramento midiático. São Paulo, Cortez, 2012. 163 p
BRASSI, Karla Bertacini. O papel do professor comum diante da cegueira. 2007. 52 f. Monografia (Especialização) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, SÃo Carlos, 2007. Cap. 1, p. 11 -15. Disponível em: <http://www.ufscar.br/~pedagogia/novo/files/tcc/tcc_turma_2004/248967.pdf>. Acesso em: 09 jun. 2016.
CALDAS, Graça. Mídia, escola e leitura crítica do mundo. Revista Educação e Sociedade. 2006, vol. 27, n. 94, p. 117-130.
CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira da Educação [online]. 2008, vol.13, n.37, p. 45-56.
CANDAU, Vera Maria (coord.). Somos todos iguais? Escola, discriminação e educação em direitos humanos. Rio de Janeiro: Lamparina. 2012. p. 71-80.
CARVALHO, Maria Araújo Duarte et al. Escolas Radiofônicas de Natal: uma história construída por muitos. Brasília: Liber Livro Editora, 2009. 154 p
FERNANDES, Prof. Carlos (Comp.). Só Biografias. 2002. Disponível em: <http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/index.html?submit=Home+Page>. Acesso em: 16 jun. 2016.n.p.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1967. 157 p
______, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São
Paulo: Paz e Terra, 1996. 148 p.
______, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra,1997. 245 p
____________. Extensão ou comunicação? São Paulo: Paz e Terra, 1992. 131 p
GODOY, Elisangela Ribas. RÁDIO: O INFORMANTE DOS QUE NÃO ENXERGAM. 2002. 107 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia de Produção, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002. Cap. 1. P.11-21. Disponívelem<https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/87212/227678.pdf?sequence=1>. Acesso em: 21 maio 2016.
______, Elisâgela Ribas. Rádio: um companheiro do cego. In:XXVI Congresso de Ciências da Comunicação, Belo Horizonte-MG, 2 a 6 set 2003. NP
MARTIN-BARBERO, Jesus. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014. 155 p
MELO, F. R. L. V. Interações com pessoas com deficiência : algumas orientações básicas. Natal, RN: Comissão Permanente de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais, 2010.p. 1-9.
KAPLUN, Mario. Processos educativos e canais de comunicação. 1999. Revista Comunicação e Educação, p. 68-75.
KASEKER, Monica Panis. Modos de ouvir: a escuta radiofônica ao longo de três gerações. Curitiba: Champagnat, 2012. 299 p
SANTOS, M. P. Perspectiva histórica do movimento integracionista na Europa. Revista Brasileira de Educação Especial, (3). Piracicaba: UNIMEP, 1995. p. 21-29
SILVA, Júlia Lúcia de Oliveira Albano da. Rádio: oralidade mediatizada. São Paulo: Annablume, 1999. 116 p
SOARES, Raquel Paiva Araújo. A mídia como educadora coletiva: cidadania ou apatia? In: Educomídia, alavanda da cidadania. MELO, José Marques et al. São Bernardo do Campo: Cátedra Unesco: Universidade Metodista de São Paulo, 2006. p. 105-131