Formação continuada do coordenador pedagógico para a inclusão escolar: uma relação necessária

Autores/as

  • Guilhermina Elisa Bessa da Costa UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
  • Didima Maria de Mello Andrade UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
  • Joara Porto de Avelar Dos Santos UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA- UNEB

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v6i2.18312

Palabras clave:

Inclusão Escolar. Coordenação Pedagógica. Formação continuada

Resumen

Esta pesquisa teve como propósito estudar a formação continuada do coordenador pedagógico para a inclusão escolar, com o intuito de investigar as dimensões dessa formação. Tendo em vista as mudanças tecnológicas e os avanços que ocorrem cotidianamente em nossa sociedade, a inclusão necessita ser considerada na contemporaneidade como elemento basilar da prática pedagógica. Sendo assim, surge a necessidade de se compreender a relação entre educação, inclusão social e didática, e seus pressupostos teóricos-metodológicos. Os pressupostos teóricos norteadores dessa pesquisa estão pautados nos estudos de Almeida (1998), Freire (1996), Mantoan (1997), Pimenta (1999), Saviani (1992) e Tardif (2002). Os resultados apontam que, apesar das diretrizes curriculares para a formação do coordenador, ainda é necessário avançar no que tange à formação continuada para o processo de educação inclusiva nas instituições escolares. Conclui-se este trabalho sintetizando a necessidade da aproximação dos conhecimentos teóricos e práticos na formação continuada do coordenador pedagógico para a educação inclusiva, com vistas a enfrentar os desafios da alteridade na contemporaneidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Guilhermina Elisa Bessa da Costa, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

PROFESSORA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA. PROFESSORA DAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PRÁTICA PEDAGÓGICA E LIBRAS. COORDENADORA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL Mestranda pelo Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação – GESTEC/UNEB/Campus I). Especialista em Psicopedagogia (UESC), Docência do Ensino Superior (FASB). Graduada em Pedagogia (UNEB). Tem experiência na área de Prática Pedagógica, Estágio e Educação Especial com ênfase em Educação Inclusiva. Membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias Inteligentes e Educação (TECINTED/CNPq). Professora da Universidade do Estado da Bahia – UNEB/CAMPUS X.

Didima Maria de Mello Andrade, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Doutora e Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Pedagoga. Psicopedagoga. Professora Adjunta da UNEB da Graduação em Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) / UNEB. Mestrado Profissional. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Tecnologias Inteligentes e Educação (TECINTED/CNPq). Membro do Grupo de Pesquisa Epistemologia, Estética, Linguagem e Subjetividades (EELIS)- UNEB. Participa do Grupo de Estudos avançados.

Joara Porto de Avelar Dos Santos, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA- UNEB

Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Docência Superior (UGF) e em Alfabetização e Letramento (Estácio). Pedagoga, graduada pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tem experiência em Educação de Jovens e Adultos com ênfase na Formação de Professores, Coordenação Pedagógica e Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação. É pesquisadora Membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias Inteligentes e Educação (TECINTED/CNPq). Participa do Grupo de Estudos Avançados e Pesquisa nas áreas de Epistemologia, Estética, Linguagem, Subjetividade, Educação e Currículo (UNEB). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).

Citas

ALMEIDA, Maria Laurinda Ramalho de. et al. O Coordenador Pedagógico e a Educação Continuada. São Paulo: Loyola, 1998.

ANDRADE, Dídima Maria de Mello. Contribuições do Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Educacional (Coordenação Pedagógica) para a Formação de Pedagogos (as): uma experiência da Universidade do Estado da Bahia. In: ABREU, Roberta Melo Andrade; D’ÁVILA, Cristina Maria. (Orgs.). O Estágio Supervisionado na Formação de Professores e Pedagogos: entre a realidade e o devir. 1. ed. Curitiba: CRV, 2014.

ANDRADE, Dídima Maria de Mello; PEREIRA, Ana Lúcia Nunes. O Estágio em Coordenação Pedagógica Para Além dos Espaços Formais de Educação In: ABREU, Roberta Melo Andrade; D’ÁVILA, Cristina Maria. (Org.). O Estágio Supervisionado na Formação de Professores e Pedagogos: entre a realidade e o devir.1. ed. Curitiba: CRV, 2014.

BAHIA, Lei no 8.261, de 29 de maio de 2002. Dispõe sobre o Estatuto do Magistério Público do Ensino Fundamental e Médio do Estado da Bahia. Diário Oficial do Estado da Bahia, Salvador, 30 maio 2002. Disponível em:<http://www.saeb.ba.gov.br/vs-arquivos/HtmlEditor/file/lei_est_8_261_29-05-02_estatuto_magisterio.pdf.> Acesso em: 20 nov. 2014.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf.> Acesso em: 20 nov. 2014.

FREIRE, Paulo. Educação: sonho possível. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.). O Educador: vida e morte. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1982.

______. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam, São Paulo: Cortez, 1993.

______. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

______. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

LACERDA, Maria Carmelita. Configuração da Percepção do Supervisor Educacional em

Relação ao Papel Social e Político que ele Exerce Junto aos Professores. 1983. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1983.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Integração X Inclusão: escola de qualidade para todos. Pátio - Revista pedagógica. Artes Médicas. Porto Alegre/RS, 1998.

NOGUEIRA, Martha Guanaes. Supervisão Educacional: a questão política. São Paulo:

Edições Loyola, 1989. Coleção EDUCAR.

OLIVEIRA, Rosiska Darcy; OLIVEIRA, Miguel Darcy. Pesquisa Social e Ação Educativa:conhecer a realidade para poder transformá-la. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.). Pesquisa Participante. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1988.

PAIVA, Edil V. de; PAIXÃO, Lea Pinheiro. O PABAEE e a Supervisão Escolar. In: SILVAJR, Celestino Alves da; RANGEL, Mary (Orgs.). Nove Olhares Sobre a Supervisão. 9. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003.

PIRES, Ennia Débora Passos Borges. A prática do Coordenador Pedagógico: limites e perspectivas. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

PIMENTA, Selma Garrido. O Estágio na Formação de Professores: unidade teoria e prática?São Paulo: Cortez, 1999.

______. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Revista da Educação AEC, [s.l.], nº 104, 1997.

PLACCO, ALMEIDA E SOUZA. O Coordenador pedagógico (CP) e a formação de professores: intenções, tensões e contradições. São Paulo, Revista Estudos e Pesquisas Educacionais, nº 2, Fundação Victor Civita, 2011. p. 225 – 285. (ISSN 2177 – 533X)

REIS, Fátima. O professor coordenador pedagógico. Disponível em: http://wwwwebartigos.com. Acesso em: 20 nov. 2014.

SAVIANI, Dermerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 3. ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1992.

STAINBACK, Susan Bray; STAINBACK, Wiliam C. Inclusão: um guia para educadores: Porto Alegre: Artmed, 1999.

SILVA, Naura Syria Ferreira C. da. O papel do supervisor no atual contexto brasileiro.

Cadernos CEDES,Campinas, 1983.

______. Supervisão Educacional: uma reflexão crítica. Petrópolis: Vozes, 1981.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 5.ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

Publicado

2017-11-01

Cómo citar

da Costa, G. E. B., Andrade, D. M. de M., & Dos Santos, J. P. de A. (2017). Formação continuada do coordenador pedagógico para a inclusão escolar: uma relação necessária. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 6(2). https://doi.org/10.9771/re.v6i2.18312

Número

Sección

Artigos