Envíos
Lista de comprobación para la preparación de envíos
Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.Dossiê: Caminhos e desafios na formação de professores: entre saberes e práticas
Dossiê: Caminhos e desafios na formação de professores: entre saberes e práticas apresentadas no IX SeForProf
Este dossiê tem como objetivo reunir contribuições acadêmicas apresentadas no IX Seminário de Formação de Professores (IX SeForProf), promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (PPGE/UFTM), evento que propiciou um espaço de reflexão e de troca de experiências entre docentes, pesquisadores e educadores de diversas áreas. Neste dossiê buscamos destacar as diferentes abordagens, metodologias e desafios enfrentados pelos profissionais da Educação, formadores de formadores, em um cenário de constante transformação. As pesquisas aqui apresentadas refletem sobre o papel da formação docente no contexto contemporâneo e os caminhos possíveis para fortalecê-la.
Ao longo deste dossiê são explorados os saberes acadêmicos e as práticas pedagógicas que emergem das experiências vividas por formadores em diferentes contextos educativos. O objetivo é mapear as complexidades da formação docente e os desafios impostos por diversas realidades, nas mais diferentes subáreas da Educação. As reflexões aqui apresentadas não apenas ampliam o entendimento sobre a formação de professores, mas propõem novas perspectivas para a construção de políticas educacionais e a promoção de uma formação contínua e contextualizada. Espera-se que este dossiê contribua para o aprofundamento do debate sobre a centralidade do professor na construção de uma educação no espaço da diversidade, da sustentabilidade e da inclusão.
Aviso de derechos de autor/a
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Os artigos aqui publicados são de uso gratuito, com atribuições próprias, através da licença Creative Commons CC BY, sendo obrigatório a menção da autoria e permitido que os mesmos sejam lidos, baixados, copiados, distribuídos ou impressos sem necessidade de autorização previa. Os autores são autorizados a fazerem contratos em separado do artigo aqui publicado, sempre mencionando a autoria e a primeira publicação nesta revista. Os autores autorizam a revista redistribuir esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.Declaración de privacidad
Los nombres y las direcciones de correo electrónico introducidos en esta revista se usarán exclusivamente para los fines establecidos en ella y no se proporcionarán a terceros o para su uso con otros fines.