Submissions
Submission Preparation Checklist
As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.Dossiê: Caminhos e desafios na formação de professores: entre saberes e práticas
Dossiê: Caminhos e desafios na formação de professores: entre saberes e práticas apresentadas no IX SeForProf
Este dossiê tem como objetivo reunir contribuições acadêmicas apresentadas no IX Seminário de Formação de Professores (IX SeForProf), promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (PPGE/UFTM), evento que propiciou um espaço de reflexão e de troca de experiências entre docentes, pesquisadores e educadores de diversas áreas. Neste dossiê buscamos destacar as diferentes abordagens, metodologias e desafios enfrentados pelos profissionais da Educação, formadores de formadores, em um cenário de constante transformação. As pesquisas aqui apresentadas refletem sobre o papel da formação docente no contexto contemporâneo e os caminhos possíveis para fortalecê-la.
Ao longo deste dossiê são explorados os saberes acadêmicos e as práticas pedagógicas que emergem das experiências vividas por formadores em diferentes contextos educativos. O objetivo é mapear as complexidades da formação docente e os desafios impostos por diversas realidades, nas mais diferentes subáreas da Educação. As reflexões aqui apresentadas não apenas ampliam o entendimento sobre a formação de professores, mas propõem novas perspectivas para a construção de políticas educacionais e a promoção de uma formação contínua e contextualizada. Espera-se que este dossiê contribua para o aprofundamento do debate sobre a centralidade do professor na construção de uma educação no espaço da diversidade, da sustentabilidade e da inclusão.
Copyright Notice
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Os artigos aqui publicados são de uso gratuito, com atribuições próprias, através da licença Creative Commons CC BY, sendo obrigatório a menção da autoria e permitido que os mesmos sejam lidos, baixados, copiados, distribuídos ou impressos sem necessidade de autorização previa. Os autores são autorizados a fazerem contratos em separado do artigo aqui publicado, sempre mencionando a autoria e a primeira publicação nesta revista. Os autores autorizam a revista redistribuir esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.Privacy Statement
The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.