Deficiência visual e o acesso aos conteúdos textuais no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v4i1.7149Keywords:
DEFICIÊNCIA VISUAL, EDUCAÇÃO SUPERIOR, ACESSIBILIDADEAbstract
Inserido na área da Educação Especial, o estudo apresenta considerações sobre o Atendimento Educacional Especializado no âmbito do Ensino Superior, com foco no acesso à informação textual dos alunos com deficiência visual. A escolha da temática se origina de atividades desenvolvidas em um projeto de apoio aos alunos com Deficiência Visual, matriculados na Universidade Federal da Bahia (UFBA). As ações ocorreram entre os anos de 2011 e 2012 e os alunos acompanhados pelo projeto foram: um aluno do Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação, com cegueira; e dois alunos de Graduação, uma aluna de baixa visão de Pedagogia e uma aluna de Serviço Social com deficiências múltiplas, dentre elas a cegueira. De maneira geral as atividades consistiram em realizar a conversão de material impresso recebido pelos alunos, em textos editáveis para leitura por síntese de voz no computador, para o aluno cego, ou, para a reimpressão em caracteres ampliados, no caso de alunos com baixa visão. O artigo discorre sobre o referido projeto e contribui para a discussão na área da Educação Especial, apresentando as seguintes temáticas: o conceito da deficiência visual, considerando a construção sócio-histórica da cegueira, contextualizando os avanços científicos, a disponibilidade dos recursos de Tecnologia Assistiva voltados para o acesso aos conteúdos textuais, e os limites e possibilidades desta condição visual frente às garantias legais e operacionalização destas garantias no Ensino Superior.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-04-06
How to Cite
Galvao, N. S., Fraga, C. C. S., Santos, C. S., Melo, M. welby S., Viana, R. C., Santos, V. N. dos, & Santos, Z. F. (2015). Deficiência visual e o acesso aos conteúdos textuais no Ensino Superior. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 4(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v4i1.7149
Issue
Section
Dossiê Formação e Educação:Pesquisas, Políticas e Experiências de Inclusão(fina)