Educação especial no Brasil: a educação de surdos e os desafios na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v4i1.7002Keywords:
Palavras-chave, Educação de Alunos Surdos, Formação de Professores, Inclusão Escolar.Abstract
RESUMO O artigo se refere à pesquisa de Mestrado , em que foi realizado um estudo sobre a educação como possibilidade de emancipação do indivíduo, analisando a inclusão dos alunos surdos e/ou com deficiência auditiva no Colégio Estadual Pandiá Calógeras/SG/RJ, locus do estudo, vinculado à Coordenadoria Metropolitana II da Secretaria de Estado de Educação/SEEDUC-RJ. Os objetivos foram: Identificar o que os professores pensam sobre a inclusão escolar de alunos surdos no Colégio Estadual Pandiá Calógeras/SG/RJ, considerando sua prática docente e atitudes frente à educação inclusiva; avaliar a formação dos professores atuantes com alunos surdos em suas salas de aula em relação ao atendimento educacional às suas necessidades educacionais; caracterizar a atuação da gestão em relação à inclusão de alunos surdos e sua mediação junto aos professores, orientadores pedagógicos e demais profissionais. O estudo foi fundamentado teórico e metodologicamente no pensamento de Theodor Adorno, pensador da Teoria Crítica da Sociedade. Os resultados deste estudo revelaram que a educação inclusiva contribui para o desenvolvimento da reflexão sobre a socialização do aluno surdo junto com colegas ouvintes na escola pública; o desenvolvimento da autonomia dos professores que atuam no Colégio Estadual Pandiá Calógeras/SG/RJ; a capacidade de resistência à educação reduzida à adaptação e à dominação cultural na sociedade de classes na formação para a heteronomia. Tais aspectos possibilitaram caracterizar a inclusão de alunos surdos e/ou com deficiência auditiva no ensino regular, desvelando as contradições sociais e revelando os avanços da educação inclusiva. Palavras-chave: Educação de Alunos Surdos; Formação de Professores; Inclusão Escolar.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-04-02
How to Cite
Moraes, W. S. G. de. (2015). Educação especial no Brasil: a educação de surdos e os desafios na contemporaneidade. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 4(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v4i1.7002
Issue
Section
Dossiê Formação e Educação:Pesquisas, Políticas e Experiências de Inclusão(fina)