Social representations and intercultural communicative competence as subsidies for research in education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v13i2.54911

Keywords:

social representations, communicative competence, intercultural communicative competence

Abstract

This article aims to present reflections on aspects of the theory of
social representations, elements of communicative competence and intercultural
communicative competence for this, a qualitative study was carried
out using a bibliographical approach, which aims to support research in the
area of education. Works Moscovici (2015), Almeida Filho (1993) and Byram
(2020), was carried out, also admitting studies that address these theories.
This study allowed us to understand that social representations allow the
individual to interpret the world, facilitating communication and guiding
behaviors and practices. Thus, by admitting that the practice in the school
environment is not alien to the knowledge coming from the communication
and cultural interpretation between individuals, it is conceived that
the identification of social representations that cross the educational reality
can help the analysis of this reality. In this line of understanding, by basing
the work in the field of education on the theory of social representations,
elements of the educational reality can be analyzed through the lens that
these representations provide, in order to contribute to the researcher in the
field of education. sense of expanding the possibilities of understanding the
complexities of the school beyond what is posted.

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Author Biographies

Ana Paula Villela, IFSULDEMINAS/UNIVÁS

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade da Univás. Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) (2018). Graduada em Administração e Comércio Exterior pela UNINTER, Licenciada em Letras pelo Claretiano, Especialista em Educação a Distância pela UNISEB (2016). Especialista em Docência para o Ensino Superior pela UNIS (2020). Especialista em Informática na Educação pelo IFSULDEMINAS (2021). Assistente em Administração na Coordenadoria Geral de Relações Internacionais da Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Coordenadora-Geral Substituta do Centro de Línguas do IFSULDEMINAS e Coordenadora dos cursos a distância de inglês, espanhol e português para estrangeiros do IFSULDEMINAS.

Rosimeire Aparecida Soares Borges

Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática na Universidade Anhanguera de São Paulo, em 2017, sob a supervisão do Professor Dr. Ubiratan D?Ambrosio. Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2011), tendo realizado o Estágio de doutoramento na Escola Superior de Educação de Lisboa/Portugal no ano de 2007. Mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e graduação em Matemática-Licenciatura pela Universidade do Vale do Sapucaí (2002). Foi professora da graduação e do Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade da Universidade do Vale do Sapucaí -UNIVÁS, Pouso Alegre/MG, de 2004 a 2022, onde atuou na docência de diferenciadas disciplinas na graduação e na pós graduação, além de ter sido coordenadora do curso de matemática (2011-2015), coordenadora do Núcleo de Educação da Pós-Graduação Lato Sensu da UNIVÁS, editora-chefe da Revista Argumentos Pró-Educação do PPGEDUCS da Univás, presidente da Comissão de reconhecimento de diploma estrangeiro na Plataforma Carolina Bori, dentre outras. Orientou pesquisas de mestrado e doutorado que abordam as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e suas implicações na educação formal, na formação de professores e na aprendizagem dos alunos, bem como na educação não formal e a História da Educação e da Educação Matemática, dentre outras temáticas, além de diferenciados trabalhos de conclusão de curso de graduação e de iniciação científica com as mais variadas temáticas. Além da ampla experiência no ensino superior em aulas presenciais em sala e em laboratório de informática, tem experiência com aulas síncronas em plataformas digitais Zoom, Microsoft Teams e Google Meet e com ambientes virtuais de aprendizagem, com utilização de variadas ferramentas tecnológicas para a interação dos alunos e ainda em aulas gravadas para cursos digitais de pós-graduação lato sensu. É integrante do grupo de pesquisa GHEMAT Brasil, liderado pelo professor Dr. Wagner Rodrigues Valente (UNIFESP). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação e Tecnologias na Educação (GEPHET) .

Atílio Catosso Salles, Universidade do Vale do Sapucaí, UNIVÁS

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso (2012), Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí (2014) e Doutorado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí (2017). Realizou estágio de Pós-Doutorado (CAPES/PNPD) no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Univás (2017-2018). Tem experiência nas áreas de Linguística e Educação, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de Discurso, processos de significação da performance, memória, narratividade fílmica, arte e discurso, efeito presença e corpo, ensino e avaliação. Foi editor da revista DisSoL Discurso, Sociedade e Linguagem, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL/Univás) entre 2019 e 2022 e professor do PPGCL/Univás (2018-2021), em Pouso Alegre-MG. Atualmente é coordenador e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS). Orienta pesquisas na área de Educação, Linguagem e Sociedade, nas linhas de Ensino, Linguagem e Formação Humana, Educação e Tecnologia: inovação, ferramentas e processos e Políticas Públicas e Gestão. Foi vice-diretor da Editora Univás. 

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Published

2024-12-21

How to Cite

Villela, A. P., Borges, R. A. S. ., & Salles, A. C. . (2024). Social representations and intercultural communicative competence as subsidies for research in education. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 13(2). https://doi.org/10.9771/re.v13i2.54911

Issue

Section

Artigos