Ideias desviantes e incertezas como elementos para pensar o futuro
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v11i1.45639Abstract
Como se já não bastasse a situação de emergência sanitária em decorrência da pandemia do novo Coronavírus no ano de 2020, com ressonância nos campos econômico, cultural dentre vários outros, a população brasileira também vivenciou inúmeros acontecimentos que ameaçaram o estado democrático de direito. Assim, diante da incerteza (MORIN, 2005) de quando efetivamente as pessoas poderiam voltar a se reunir fisicamente, seja nas tradicionais festas populares, eventos científicos ou em espetáculos de qualquer outro gênero, as atividades de toda ordem precisaram assumir formatos alternativos para (re)xistir sem colocar a vida da população em risco. Assim, este texto tem como objetivo investigar em que medida as lives musicais, cada vez mais comum entre os tantos ‘dentrofora’ das diversas redes educativas, estabeleceram relações de ‘aprenderensinar’ entre os ‘fazerespensar’ cotidianos. Em nossas pesquisas, bricolamos estudos das ‘pesquisas com os cotidianos’ (CERTEAU, 2018; ALVES, 2008), com a multirreferencialidade (ARDOINO, 1998; MACEDO, 2012) para nos inspirarmos nas criações das coisas miúdas, desviantes, muitas vezes compreendidas como irrelevantes. Dessa forma, acionamos como dispositivos de pesquisa as rodas de conversas em ambientes online para tecer criações cotidianas nas diversas redes educativas reinventadas pelos usos dos dispositivos digitais em rede. Por fim, em posse dos fragmentos das histórias e das invenções coproduzidas, apresentamos como os praticantes culturais dos cotidianos interagem com o mundo externo para além da porta da própria casa (CERTEAU, 2009), cocriando ideias desviantes e incertezas como elementos para pensar o futuro.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2022-05-02 — Updated on 2022-05-02
Versions
- 2022-05-02 (2)
- 2022-05-02 (1)
How to Cite
Gonçalves, L. C., Castro, L. H. M. de ., & dos Santos, R. . (2022). Ideias desviantes e incertezas como elementos para pensar o futuro . Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 11(1). https://doi.org/10.9771/re.v11i1.45639
Issue
Section
Nº temático: Pedagogias o presente: Como nos tornamos o que somos? (finalizado)