Poder-saber na Política Curricular do PROEJA: análise do curso FIC em Operador de Computadores no Instituto Federal do Tocantins, campus Araguaína

Authors

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v13i02.43446

Abstract

Este artigo científico analisa os saberes presentes na política curricu- lar do PROEJA, programa que integra a Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Com enfoque no Plano de Curso do curso FIC em Operador de Computadores do Instituto Federal do Tocantins, campus Araguaína, a pesquisa adota uma abordagem metodológica baseada em análise bibliográfica e documental, embasada teoricamente em Michel Foucault. O objetivo central é compreender o funcionamento discursi- vo e as concepções de verdade que sustentam a relação poder-saber presentes nos documentos analisados. O estudo destaca a relevância do PROEJA como estratégia de inclusão social e acesso ao mercado de trabalho para jovens e adultos excluídos do sistema educacional. Os resultados revelam que os saberes do programa são influenciados por relações econômicas, políticas e culturais, evidenciando a integração curricular como uma arena de conflitos e disputas. Além disso, são discutidos o papel da resistência como estratégia de poder e a importância de considerar a diversidade de experiências e saberes dos alunos. Percebeu-se que o currículo do PROEJA atua como uma tecnolo- gia de poder que regula os saberes e estabelece relações de dominação, mas também encontra resistência por parte dos sujeitos envolvidos, destacando a necessidade de uma abordagem educacional inclusiva e democrática.

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Author Biographies

Janderson Henrique Mota de Sousa, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Administração pela Universidade Norte do Paraná (2016) e Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais pela Universidade Federal do Tocantins (2019). Tem experiência na área de Administração atuando principalmente nos seguintes temas: simbólico, inscrições simbólicas, indicadores GIFE, governança, efeitos de sentido, posição discursivo-enunciativa, trabalho, linguagem e vulnerabilidade. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (GEPDire) da Universidade Federal do Tocantins e do Grupo de pesquisa em Gestão, Inovação, Tecnologia e Educação Socioambiental (GITES) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

Sônia Eduardo de Morais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Possui graduação em Licenciatura plena em Pedagogia, pela Universidade Estadual de Goiás (2008). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Tocantins (2020). Especialista em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação em Metodologia do Ensino Superior, pela Faculdade Católica de Anápolis (2009). Especialista em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar pela Faculdade Suldamérica (2014). É docente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO / Campus Araguaína. Atualmente é presidente do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - NAPNE do IFTO/Campus Araguaína. Tem trabalhado e experiência na área de: Educação, Educação ambiental, Educação Inclusiva e Filosofia. E-mail: sonia.morais@ifto.edu.br

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Published

2023-09-08

How to Cite

Sousa, J. H. M. de, & Morais, S. E. de. (2023). Poder-saber na Política Curricular do PROEJA: análise do curso FIC em Operador de Computadores no Instituto Federal do Tocantins, campus Araguaína. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 12(02). https://doi.org/10.9771/re.v13i02.43446

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Artigos