Imagem e educação: uso da fotografia no processo de ensino-aprendizagem de Botânica

Authors

  • VANESSA THOMAZINI DA SILVA Secretária de Educação do Estado da Bahia/ Docente
  • Elisa Mitsuko Aoyama Aoyama Universidade Federal do Espirito Santo-UFES/ Docente

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v11i2.38521

Keywords:

Ensino básico, Material didático, Linguagem visual.

Abstract

No contexto atual, grande parte das pessoas que passam pela educação básica vê a botânica como matéria escolar árida, entediante e fora do contexto moderno. As plantas, apesar de nos cercarem e nos servirem a todo momento, raramente são enxergadas, identificas ou usadas como exemplo de seres vivos. Compreendendo que imagem antecede outros signos na construção de ideias, sendo um dos primeiros canais de percepção do ser humano, e que o avanço tecnológico e o crescimento das redes sociais têm expandido cada vez mais o papel da fotografia na sociedade, nos questionamos sobre utilidade deste recurso para o ensino de biologia vegetal. Neste panorama este estudo tem por objetivo compreender as possibilidades de uso linguagem fotográfica no ensino de Botânica. O estudo foi realizado por meio de revisão bibliográfica, as informações levantadas foram tratadas por meio de análise de conteúdo, em uma abordagem qualitativa. O referencial teórico pautou-se em estudos sobre temas como: o ensino de botânica na educação básica, os instrumentos de ensino de botânica, imagem e contemporaneidade, contexto histórico, multiplicidade e usos pedagógicos da fotografia. Considerando os pressupostos teóricos foi possível demonstrar que são grandes as potencialidades do uso da fotografia para o ensino de Botânica, podendo ser empregadas também em diversas outras áreas. Evidenciamos que a imagem fotográfica pode ser em si uma fonte de aprendizagem, podendo ser utilizada como meio de pesquisa, levantamento de conhecimentos prévios e até mesmo como exercício de avaliação.

Downloads

Author Biographies

VANESSA THOMAZINI DA SILVA, Secretária de Educação do Estado da Bahia/ Docente

Mestra em Ensino de Biologia pelo programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) pela Universidade Federal do Espírito Santo -UFES.Docente da rede pública do Estado da Bahia.

Elisa Mitsuko Aoyama Aoyama, Universidade Federal do Espirito Santo-UFES/ Docente

Doutora em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica. Docente da Universidade Federal do Espirito Santo-UFES.

References

ARRAIS, M.G.M; SOUSA, G. M.; MARSUA, L.A. O ensino de botânica: investigando dificuldades na prática docente. Revista da SBEnBio, n.7, p. 5409-5418, 2014.

BENETTI, B.; CARVALHO, L. M. A. A temática ambiental e os procedimentos didáticos: perspectivas de professores de ciências. In: Encontro “Perspectivas do Ensino de Biologia”, 8., 2002, São Paulo. Atas. São Paulo: FEUSP, 2002.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF.1997. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em 20 de janeiro de 2018.

________. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF.2000. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf>. Acesso em 30 de setembro de 2018.

________. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm> . Acesso em 30 de setembro de 2018.

CARVALHO, A.M. P de. Ensino de Ciências por Investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo, Cengage Learning, 2013.

CAVASSAN, O. Biodiversidade do cerrado: uma proposta de trabalho prático de campo no ensino de botânica com professores e alunos do ensino fundamental. In: Barbosa L.M., Santos Junior, N.A. (orgs.) A botânica no Brasil: pesquisa, ensino e políticas públicas ambientais. Sociedade Botânica do Brasil, São Paulo, p.506-510, 2007.

CAVASSAN, P. G. P. O ensino da botânica no nível fundamental: um enfoque nos procedimentos metodológicos. 2008. 146 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/102000>. Acesso em 10 de outubro 2018.

CORRÊA, B.J.S. et al. Aprendendo Botânica no Ensino Médio por meio de atividades práticas. Revista da SBEnBio, n.9, p. 4314-4324, 2016.

COSTA, C. Educação, Imagem e mídias. 2ªed.São Paulo, Cortez, 2013.

DEMIZU F. S. B et al. Construção Metodológica de um Aplicativo Virtual Para O Ensino De Botânica. XIII Congresso Nacional de Educação – EDUCARE: Formação de professores, contextos, sentidos e práticas.p.20-30, 2015. Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23531_12015.pdf> Acesso em 06 de outubro 2018.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GÜLLICH, R. I. C. A botânica e seu ensino: história, concepções e currículo. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências). Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul, 2003.

KRASILCHIK, M. Práticas de Ensino de Biologia. 4ºed. São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

LEMOS, J. R. Botânica na Escola: enfoque no processo de ensino e aprendizagem. Curitiba, CRV, 2016.

LIMA, V. A. Atividades Experimentais no Ensino Médio: reflexão de um grupo de professores a partir do tema eletroquímica. Dissertação. São Paulo: USP, 2004.

LIMA, L.S; GOMES, A.R; CARVALHO,E.O. Narrativas e identidades docentes: cultura visual e prática pedagógica. Revista entreideias. Salvador. v. 9, n.1. p.65-81. 2020.

LOPES, A. E. Ato fotográfico e processos de inclusão: análise dos resultados de uma pesquisa-intervenção. In: LENZI, L. H.; DAROS, S. Z.; SOUZA, A. M. A. de; M.M. (Orgs). Imagem: intervenção e pesquisa. Florianópolis: NUP, CED, UFSC, 2006.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 21ª ed. rev. e atual. Capinas, São Paulo, Papirus, 2013.

NASCIMENTO, B. M. et al. Propostas pedagógicas para o ensino de Botânica nas aulas de ciências: diminuindo entraves. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias Vol. 16, Nº 2, 298-315, 2017. Disponível em:< http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen16/REEC_16_2_7_ex1120.pdf>. Acesso em: 01 de outubro 2018.

NOBRE, I. M.; GICO, V. V. O uso da imagem fotográfica no campo da sociologia da saúde: uma experiência na formação de alunos do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil. 2009, vol.13, n.31, pp.425-436. ISSN 1807-5762. Disponível em:<http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832009000400015>. Acesso em 20 de março de 2018.

RAMOS, F. Z.; SILVA, L. H. DE A. Contextualizando o Processo de Ensino-Aprendizagem de Botânica. 1ª ed. Curitiba: Prismas, 2013.

SALATINO, A.; BUCKERIDGE, M. “Mas de que te serve saber botânica?” Estudos Avançados 30 (87), 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ea/v30n87/0103-4014-ea-30-87-00177.pdf>. Acesso em 22 de janeiro de 2018.

SANTAELLA, L.; NÖTH, W. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 1999.

SANTOS, D. Y. A. C.; CHOW, F.; FURLAN, C. M. A botânica no cotidiano. Ribeirão Preto: Holos, Editora, 2012.

SASSERON, L. H. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio. Belo Horizonte, v. 17, n. especial, p. 49-67, nov. 2015.

SILVA, A. B. V.; MORAES, M. V. Jogos pedagógicos como estratégia no ensino de morfologia vegetal. Revista Enciclopédia Biosfera - Centro Científico Conhecer, 7, 13, 1642-1651, 2011.

SILVA, P. G. P.; CAVASSAN, O. O ambiente natural como um contexto experiencial no ensino de Botânica. 146 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/102000>. Acesso em 20 de janeiro de 2018.

SILVA, P. R.et al. A concepção de professores de biologia sobre o conceito de vida. In: VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências, 2009. Florianópolis-SC, Anais. Florianópolis-SC 2009.

SILVA, P. G. P. da. O ensino da botânica no nível fundamental: um enfoque nos procedimentos metodológicos. 2008. 146 f. Tese (Doutorado em Educação para Ciências) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2008.

SOUZA, S.J. A pesquisa em ciências humanas como intervenção nas práticas do olhar. In: LENZI, L. H.; DAROS, S. Z.; SOUZA, A.M.A de; GONÇALVES, M.M. (Orgs). Imagem: intervenção e pesquisa. Florianópolis: NUP, CED, UFSC, 2006.

TOWATA, N. et al. Análise da percepção dos licenciandos sobre o "ensino de botânica da educação básica". Revista da SBenBio, v.3, p.1603-12, 2010. Disponível em <http://www.sbenbio.org.br/cds/3enebio/B050.pdf>.A cesso em 22 de janeiro de 2018.

VIGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. 3ª ed. São Paulo: M. Fontes, 2005.

WANDERSEE, J. H.; SCHUSSLER, E. E. Toward a theory of plant blindness. Plant Science Bulletin, v.47, p.2-9, 2002.

WIETH, S. H. As potencialidades pedagógicas da fotografia como interface entre as mídias, tecnologia, o ensino e a aprendizagem da biologia. X AMPED SUL, Florianópolis, outubro, 2014. Disponível em < http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/1466-0.pdf >. Acesso em 20 de janeiro 2018.

Published

2022-08-18

How to Cite

SILVA, V. T. D., & Aoyama, E. M. A. (2022). Imagem e educação: uso da fotografia no processo de ensino-aprendizagem de Botânica. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 11(2). https://doi.org/10.9771/re.v11i2.38521

Issue

Section

Artigos