O retorno a um “novo normal”: a emergência de um pós-normal em educação?
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v10i1.37982Abstract
Este texto decorre de estudos motivados pelo cenário político e educacional instalado diante da pandemia da Covid-19 (SARS-CoV-2) no Brasil e no mundo. Com as orientações sanitárias de distanciamento social no início do ano letivo de 2020, deu-se o fechamento dos espaços escolares e a suspensão das atividades presenciais, ocasionando múltiplos questionamentos quanto a alternativas viáveis para a aprendizagem escolar dos estudantes, inquietações quanto à utilização de atividades remotas, ansiedades quanto ao retorno à normalidade e a possibilidade de um “novo normal”. Nesse contexto da pandemia foi produzido este trabalho cujo objetivo primeiro está em problematizar o “normal” e o “novo normal” não como uma sequência temporal, centrada no antes e depois, respectivamente, mas em suas ambiguidades e tensionamentos, para então agenciar enunciados no sentido da emergência de um pós-normal em educação. Trata-se de um estudo predominantemente teórico, acrescido da escuta de estudantes de ensino fundamental em escola pública e privada e de ensino superior sobre seus novos cenários educativos. As narrativas dos estudantes denotou certo entusiasmo em relação à utilização de atividades online, evidenciando o fato de possuírem acesso às tecnologias digitais e condições estruturais do trabalho remoto, o que não representa a realidade objetiva da maioria da população brasileira. As respostas, ainda provisórias às discussões levantadas apontam para a necessidade de repensarmos nossos modos de produzir e habitar em novos territórios em tempos de intermezzo, deixando emergir novas composições curriculares nesse pós-normal em educação, com todas as suas ambiguidades, suas ambivalências, suas tramas.Downloads
References
AGAMBEM, Giorgio. La invención de una epidemia. In: AMADEO, Pablo (org). Sopa de Wuhan. Editorial: ASPO (Aislamiento Social Preventivo y Obligatorio), 2020. p. 17-20.
ANUÁRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Organização Priscila Cruz (Todos Pela Educação) Luciano Monteiro (Editora Moderna)São Paulo: Moderna, 2019. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/302.pdf. Consultado em 18 de junho de 2020.
BUTTLER, Judith. El capitalismo tiene sus limites. In: AMADEO, Pablo (org). Sopa de Wuhan. Editorial: ASPO (Aislamiento Social Preventivo y Obligatorio), 2020. p. 59-65.
DELEUZE, G. Diferença e Repetição. 2 ed. Trad. Luiz Orlandi, Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2006.
DELEUZE, G. Conversações. 3 ed. Tadução de Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 2013.
DELEUZE,G.; GUATTARI, F. Mil Platôs. Vol. 1. Trad. Ana Lucia de Oliveira e Aurelio Guerra Neto, Célia Pinto Costa. São Paulo: Ed. 34, 1995.
FOUCAULT, Michel. Uma arqueologia do saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. 3 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Trad. Selma Tannus Muchail. 8 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
FOUCAULT, Michel. Nietzsche, a Geneologia, a História. In: MOTTAio, Manoel B. Ditos & Escritos II: Arqueologia das Ciências e História dos Sistemas de Pensamento. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008. p. 260-281.
LOPES, A. C. Teorias Pós-críticas, Política e Currículo. Educação, Sociedade & Culturas, nº 39, 2013, 7-23. Disponível em https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/02.AliceLopes.pdf. Consultado em 18 de junho de 2020.
MEIRELES, Cecília. Ou isto ou aquilo. São Paulo: Global Editora, 2014.
AUTORA. Nas tramas da pedagogicidade, a emergência do pedagogo-bricoleur. Tese (doutorado em educação) - Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2015.
SANTOS, Boaventura de Souza. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.
SILVA, da. F. A. B; ZIVIANI, P. GHEZZI, D. R. As tecnologias digitais e seus usos. Textos para discussão. Rio de Janeiro, abril de 2019.
ŽIŽEK, Slavoj. El coronavirus es un golpe al capitalismo a lo Kill Bill y podría conducir a la reinvención del comunismo. In: AMADEO, Pablo (org). Sopa de Wuhan. Editorial: ASPO (Aislamiento Social Preventivo y Obligatorio), 2020. p. 21-28.