Qual o papel dos zoológicos? As concepções de uma equipe de educação ambiental

Authors

  • Nicole Wiezel de Carvalho Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
  • Bruna Lima Ferreira Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
  • Marcelo Pereira Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v11i2.37845

Keywords:

Educação Ambiental, Jardim Zoológico, Conservação da Natureza, Formação Continuada

Abstract

Os zoológicos atualmente desempenham um importante papel educativo. Nestes espaços, as atividades educativas são desenvolvidas por uma equipe de educação ambiental composta por mediadores, cujas concepções orientam sua prática profissional. O objetivo do trabalho foi investigar quais as concepções dos mediadores de um zoológico do interior de São Paulo acerca do papel da instituição zoológica. Foram analisados textos escritos e orais produzidos pelos mediadores durante um encontro de formação. Os dados demonstram que os principais papéis concebidos estão atrelados à existência de “quatro pilares”: conservação, educação, pesquisa e lazer; além de uma quinta função identificada como a aproximação das pessoas ao meio ambiente. No entanto, estes “quatro pilares” foram citados superficialmente, o que ressalta a importância de momentos que permitam que os mediadores possam discutir e (re)significar suas concepções sobre o papel dos zoológicos e como abordá-lo em suas práticas educativas. Frente à inúmeras responsabilidades e desafios, os zoológicos devem ter clareza sobre seus papéis e é importante que eles sejam explicitados à sociedade por meio da educação.

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Published

2022-08-30

How to Cite

Carvalho, N. W. de, Ferreira, B. L., & Pereira, M. (2022). Qual o papel dos zoológicos? As concepções de uma equipe de educação ambiental. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 11(2). https://doi.org/10.9771/re.v11i2.37845

Issue

Section

Artigos