Educação superior para o desenvolvimento sustentável: perspectiva brasileira dos cursos de graduação na área ambiental

Authors

  • Monaldo Begot da Silva Junior Universidade Federal do Pará
  • Ronaldo Lopes Rodrigues Mendes Universidade Federal do Pará
  • Monique Helen Cravo Soares Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v11i2.36330

Keywords:

Educação superior, Curso de graduação, Formação ambiental, Meio ambiente, Desenvolvimento sustentável.

Abstract

O objetivo deste artigo é analisar o papel da educação superior para o desenvolvimento sustentável. Para isso, pretende-se investigar a trajetória dos cursos de graduação na área ambiental, os quais possuem em seu bojo a construção de conhecimentos e habilidades interdisciplinares para a formação e aprendizagem ambiental, no Brasil. Propõe-se identificar a oferta de cursos de graduação na área ambiental, considerando a disponibilidade destes cursos; os candidatos inscritos; e os discentes concluintes. Além disso, dedica-se ao debate da sustentabilidade no ensino superior por meio da problematização das questões ambientais em cursos de graduação nesta área. Este artigo tem caráter bibliográfico-documental, quantitativo, descritivo e exploratório, utiliza-se de estatística simples, abrange o período de 2001 a 2017, e se utiliza de dados públicos da Sinopse Estatística da Educação Superior, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Ministério da Educação. A análise da trajetória dos cursos de graduação na área ambiental demonstra um grande crescimento da disponibilidade destes cursos, dos candidatos inscritos e dos discentes concluintes, desde o ano de 2001 até o ano de 2012. A partir daí, a análise apresenta como característica um sucessivo decrescimento, tanto da disponibilidade de cursos, quanto dos candidatos inscritos e dos discentes concluintes, até o ano de 2017. Conclui-se que a educação superior na área ambiental é fundamental para a promoção do desenvolvimento sustentável no Brasil, logo, o país poderia fortalecer o ensino superior nesta área.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Monaldo Begot da Silva Junior, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) (2019), graduado em Administração (2004), Especialista em Desenvolvimento de Áreas Amazônicas (2005) e Mestre em Planejamento do Desenvolvimento (2008) pela UFPA. É servidor público da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Foi servidor público da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (SEMAS). Tem experiência na área de Gestão Pública e Desenvolvimento Sustentável.

Ronaldo Lopes Rodrigues Mendes, Universidade Federal do Pará

Doutor em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (2005), graduado em Geologia (1996), Mestre em Geofísica (2000), sempre pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É professor do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da UFPA. Foi vice presidente da Associação Brasileira de Captação e Manejo de Água de Chuva (ABCMAC) de 2014 a 2016. Permanece como diretor da ABCMAC. Líder do Grupo de Pesquisas Aproveitamento de Água de Chuva na Amazônia, Saneamento e Meio Ambiente (GPAC Amazônia) desde 2007. Tem experiência na área de Recursos Hídricos e Meio Ambiente.

Monique Helen Cravo Soares, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM), desenvolvido pelo Núcleo de Meio Ambiente (NUMA/UFPA). Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Possui Bacharelado em Administração pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Especialização em Agriculturas Amazônicas e Desenvolvimento Agroambiental pelo Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR/ UFPA). Pesquisadora do Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia (GAPTA/UFPA).

References

AGENDA 21. Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Disponível em: http:// http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-global.html. Acesso em: 16 out. 2019.

ALMEIDA, Jalcione. A Problemática do Desenvolvimento Sustentável. In: BECKER, Dinizar Fermiano (Org.). Desenvolvimento Sustentável: necessidade e/ou possibilidade? Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2001. p. 17-26.

ANDRADE, Maria Antônia Brandão. A avaliação da educação superior: uma breve análise no campo teórico-conceitual. Revista Entreideias, Salvador, v. 1, n. 2, p. 27-45, jul./dez. 2012. doi: http://dx.doi.org/10.9771/2317-1219rf.v1i2.6379

BECKER, Bertha K. A Amazônia pós ECO-92: por um desenvolvimento regional responsável. In: BURSZTYN, Marcel (Org.). Para Pensar o Desenvolvimento Sustentável. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993. p. 129-143.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: Brasília/DF, 1996. p. 27.833.

______. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Plano Nacional de Educação. Aprova o Plano Nacional de Educação para o decênio de 2001 a 2010 e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília/DF, 2001. p. 120.

______. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Plano Nacional de Educação. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014 a 2024 e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília/DF, 2014. p. 1-7.

CMMAD – Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Nosso Futuro Comum. Rio de Janeiro: Ed. da Fundação Getúlio Vargas, 1991.

DEMAJOROVIC, Jacques; SILVA, Hélio Cesar Oliveira da. Formação interdisciplinar e sustentabilidade em cursos de administração: desafios e perspectivas. RAM, Rev. Adm. Mackenzie, São Paulo, v. 13, n. 5, p. 39-64, out. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712012000500003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 19 dez. 2019.

FOLADORI, Guillermo. Limites do Desenvolvimento Sustentável. Campinas: Editora da Unicamp, São Paulo: Imprensa Oficial, 2001.

FRANCO, Édson. Utopia e realidade: a construção do projeto institucional no ensino superior. Brasília: Universa/UCB, 1998.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2001 a 2017. Brasília: Inep, 2001 a 2017. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse. Acesso em: 19 nov. 2019.

MAGALHÃES, António M. A identidade do ensino superior: política, conhecimento e educação numa época de transição. Porto: FCG/FCT, 2004.

ONU – Organização das Nações Unidas. Transformando nosso mundo: a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Nova York: ONU, 2015. Disponível em: https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2015/10/agenda2030-pt-br.pdf. Acesso em: 4 jan. 2020.

PHILIPPI, Arlindo; ROMÉRO, Marcelo de Andrade; BRUNA, Gilda Collet. Curso de Gestão Ambiental. Barueri: Editora Manole, 2004.

REIS, Fábio Augusto; GIORDANO, Lucilia; CERRI, Leandro; MEDEIROS, Gerson. Contextualização dos cursos superiores de meio ambiente no Brasil: engenharia ambiental, engenharia sanitária, ecologia, tecnólogos e sequenciais. Engenharia Ambiental: Pesquisa e Tecnologia, Brasília, v. 2, n. 1, p. 5-34, jan/dez. 2005. Disponível em: http://ferramentas.unipinhal.edu.br/engenhariaambiental/viewarticle.php?id=27. Acesso em: 19 dez. 2019.

SCHWARTZMAN, Simon. O futuro da educação superior no Brasil. In: PAIVA, Vanilda; WARDE, Mirian Jorge (Orgs.). Dilemas do ensino superior na América Latina. Campinas: Papirus, 1994. p. 143-179.

SETTI, Arnaldo Augusto et al. Introdução ao gerenciamento de recursos hídricos. Brasília: Agência Nacional de Energia Elétrica; Agência Nacional de Águas, 2001.

SILVA, Rinalva Cassiano. Gestão do ensino superior: temas atuais. São Paulo: Biblioteca24horas, 2011.

TEISSERENC, Pierre. O ator do território em redesenvolvimento. In: ROCHA, Gilberto de Miranda; TEISSERENC, Pierre; SOBRINHO, Mário Vasconcellos. (Orgs.). Aprendizagem territorial: dinâmicas territoriais, participação social e ação local. Belém: NUMA/UFPA, 2016, p. 177-212.

TEIXEIRA, Elizabeth. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 2005.

THAME, Antonio Carlos de Mendes et al. A cobrança pelo uso da água. São Paulo: IQUAL, Instituto de Qualificação e Editoração Ltda., 2000.

VIEIRA, Danilo Jorge. Evolução do ensino superior brasileiro em período recente: novas perspectivas para o desenvolvimento regional? In: NETO, Aristides Monteiro; CASTRO, César Nunes de; BRANDÃO, Carlos Antônio (Orgs.). Desenvolvimento regional no Brasil: políticas, estratégias e perspectivas. Rio de Janeiro: Ipea, 2017.

Published

2022-08-17

How to Cite

da Silva Junior, M. B., Mendes, R. L. R., & Soares, M. H. C. (2022). Educação superior para o desenvolvimento sustentável: perspectiva brasileira dos cursos de graduação na área ambiental. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 11(2). https://doi.org/10.9771/re.v11i2.36330

Issue

Section

Artigos