Educação superior para o desenvolvimento sustentável: perspectiva brasileira dos cursos de graduação na área ambiental
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v11i2.36330Keywords:
Educação superior, Curso de graduação, Formação ambiental, Meio ambiente, Desenvolvimento sustentável.Abstract
O objetivo deste artigo é analisar o papel da educação superior para o desenvolvimento sustentável. Para isso, pretende-se investigar a trajetória dos cursos de graduação na área ambiental, os quais possuem em seu bojo a construção de conhecimentos e habilidades interdisciplinares para a formação e aprendizagem ambiental, no Brasil. Propõe-se identificar a oferta de cursos de graduação na área ambiental, considerando a disponibilidade destes cursos; os candidatos inscritos; e os discentes concluintes. Além disso, dedica-se ao debate da sustentabilidade no ensino superior por meio da problematização das questões ambientais em cursos de graduação nesta área. Este artigo tem caráter bibliográfico-documental, quantitativo, descritivo e exploratório, utiliza-se de estatística simples, abrange o período de 2001 a 2017, e se utiliza de dados públicos da Sinopse Estatística da Educação Superior, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Ministério da Educação. A análise da trajetória dos cursos de graduação na área ambiental demonstra um grande crescimento da disponibilidade destes cursos, dos candidatos inscritos e dos discentes concluintes, desde o ano de 2001 até o ano de 2012. A partir daí, a análise apresenta como característica um sucessivo decrescimento, tanto da disponibilidade de cursos, quanto dos candidatos inscritos e dos discentes concluintes, até o ano de 2017. Conclui-se que a educação superior na área ambiental é fundamental para a promoção do desenvolvimento sustentável no Brasil, logo, o país poderia fortalecer o ensino superior nesta área.Downloads
References
AGENDA 21. Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Disponível em: http:// http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-global.html. Acesso em: 16 out. 2019.
ALMEIDA, Jalcione. A Problemática do Desenvolvimento Sustentável. In: BECKER, Dinizar Fermiano (Org.). Desenvolvimento Sustentável: necessidade e/ou possibilidade? Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2001. p. 17-26.
ANDRADE, Maria Antônia Brandão. A avaliação da educação superior: uma breve análise no campo teórico-conceitual. Revista Entreideias, Salvador, v. 1, n. 2, p. 27-45, jul./dez. 2012. doi: http://dx.doi.org/10.9771/2317-1219rf.v1i2.6379
BECKER, Bertha K. A Amazônia pós ECO-92: por um desenvolvimento regional responsável. In: BURSZTYN, Marcel (Org.). Para Pensar o Desenvolvimento Sustentável. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993. p. 129-143.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: Brasília/DF, 1996. p. 27.833.
______. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Plano Nacional de Educação. Aprova o Plano Nacional de Educação para o decênio de 2001 a 2010 e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília/DF, 2001. p. 120.
______. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Plano Nacional de Educação. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014 a 2024 e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília/DF, 2014. p. 1-7.
CMMAD – Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Nosso Futuro Comum. Rio de Janeiro: Ed. da Fundação Getúlio Vargas, 1991.
DEMAJOROVIC, Jacques; SILVA, Hélio Cesar Oliveira da. Formação interdisciplinar e sustentabilidade em cursos de administração: desafios e perspectivas. RAM, Rev. Adm. Mackenzie, São Paulo, v. 13, n. 5, p. 39-64, out. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712012000500003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 19 dez. 2019.
FOLADORI, Guillermo. Limites do Desenvolvimento Sustentável. Campinas: Editora da Unicamp, São Paulo: Imprensa Oficial, 2001.
FRANCO, Édson. Utopia e realidade: a construção do projeto institucional no ensino superior. Brasília: Universa/UCB, 1998.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.
INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2001 a 2017. Brasília: Inep, 2001 a 2017. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse. Acesso em: 19 nov. 2019.
MAGALHÃES, António M. A identidade do ensino superior: política, conhecimento e educação numa época de transição. Porto: FCG/FCT, 2004.
ONU – Organização das Nações Unidas. Transformando nosso mundo: a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Nova York: ONU, 2015. Disponível em: https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2015/10/agenda2030-pt-br.pdf. Acesso em: 4 jan. 2020.
PHILIPPI, Arlindo; ROMÉRO, Marcelo de Andrade; BRUNA, Gilda Collet. Curso de Gestão Ambiental. Barueri: Editora Manole, 2004.
REIS, Fábio Augusto; GIORDANO, Lucilia; CERRI, Leandro; MEDEIROS, Gerson. Contextualização dos cursos superiores de meio ambiente no Brasil: engenharia ambiental, engenharia sanitária, ecologia, tecnólogos e sequenciais. Engenharia Ambiental: Pesquisa e Tecnologia, Brasília, v. 2, n. 1, p. 5-34, jan/dez. 2005. Disponível em: http://ferramentas.unipinhal.edu.br/engenhariaambiental/viewarticle.php?id=27. Acesso em: 19 dez. 2019.
SCHWARTZMAN, Simon. O futuro da educação superior no Brasil. In: PAIVA, Vanilda; WARDE, Mirian Jorge (Orgs.). Dilemas do ensino superior na América Latina. Campinas: Papirus, 1994. p. 143-179.
SETTI, Arnaldo Augusto et al. Introdução ao gerenciamento de recursos hídricos. Brasília: Agência Nacional de Energia Elétrica; Agência Nacional de Águas, 2001.
SILVA, Rinalva Cassiano. Gestão do ensino superior: temas atuais. São Paulo: Biblioteca24horas, 2011.
TEISSERENC, Pierre. O ator do território em redesenvolvimento. In: ROCHA, Gilberto de Miranda; TEISSERENC, Pierre; SOBRINHO, Mário Vasconcellos. (Orgs.). Aprendizagem territorial: dinâmicas territoriais, participação social e ação local. Belém: NUMA/UFPA, 2016, p. 177-212.
TEIXEIRA, Elizabeth. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 2005.
THAME, Antonio Carlos de Mendes et al. A cobrança pelo uso da água. São Paulo: IQUAL, Instituto de Qualificação e Editoração Ltda., 2000.
VIEIRA, Danilo Jorge. Evolução do ensino superior brasileiro em período recente: novas perspectivas para o desenvolvimento regional? In: NETO, Aristides Monteiro; CASTRO, César Nunes de; BRANDÃO, Carlos Antônio (Orgs.). Desenvolvimento regional no Brasil: políticas, estratégias e perspectivas. Rio de Janeiro: Ipea, 2017.