Motivação intrínseca para o letramento literário na sociedade da informação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v8i1.28338

Keywords:

Motivação, Letramento, Leitura, Literatura.

Abstract

Pretende-se discutir as diferentes motivações que atuam nas práticas de leitura durante a adolescência, afetando a compreensão, fruição, capacidade imaginativa e retenção de informações, especialmente na leitura de textos literários. As motivações foram divididas em extrínsecas e intrínsecas para mostrar que, embora elas coexistam e se relacionem, os seus efeitos são, na maioria das vezes, antagônicos, sobretudo quando analisadas isoladamente. Nesse sentido, aponta-se que as motivações intrínsecas são um fator preponderante para o letramento literário, devendo ser um elemento mais valorizado para que adolescentes alcancem uma maior inclusão social na sociedade da informação. Para apresentar esses resultados, produziu-se uma revisão de literatura com obras que buscaram investigar os fatores que encorajam uma pessoa a ler, como pressões escolares, elogios e recompensas. Conclui-se que as motivações intrínsecas são as mais positivas para o letramento literário por melhorar a compreensão textual, a aquisição de vocabulário e a expressão verbal, além de estarem relacionadas a um maior interesse por diferentes culturas e a frequência a instituições culturais.

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Author Biography

Willian Eduardo Righini de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo

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Published

2019-05-03

How to Cite

Souza, W. E. R. de. (2019). Motivação intrínseca para o letramento literário na sociedade da informação. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 8(1). https://doi.org/10.9771/re.v8i1.28338