O ser humano do Ensino de Biologia: uma abordagem fundamentada no autoconhecimento

Authors

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v7i3.26530

Keywords:

Formação de Professores, Meio Ambiente, Ensino de Ciências

Abstract

Neste trabalho discuto sobre possíveis relações entre o conhecimento sobre a natureza e o autoconhecimento de nossa espécie sobre a própria humanidade. Proponho que as diferentes formas dessas relações de alteridade, de nossa espécie com os demais seres vivos, podem influenciar nas questões raciais, no sexismo e no especismo. O argumento relaciona a desumanização com a subjugação de membros da nossa espécie e das demais, bem como, que a humanização pode ser uma proposta para relações equitativas entre os diferentes seres vivos que habitam este planeta.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Alice Alexandre Pagan, Departamento de Ciências Biológicas Universidade Federal de Sergipe

Licenciada em biologia e doutora em educação.

References

BAPTISTA, G. C. S. IMPORTÂNCIA DA DEMARCAÇÃO DE SABERES NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA SOCIEDADES TRADICIONAIS. Ciência & Educação (Bauru), v. 16, n. 3, p. 679–694, 2010.

BIZZO, N. Darwin on man in the origin of species: futher factors considered. journal of the History of Biology, v. 25, n. 1, p. 137–147, 1992.

EL-HANI, C. N.; BIZZO, N. M. V. Formas de construtivismo: mudança conceitual e construtivismo contextual. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 4, n. 1, p. 37–58, 1999.

EL-HANI, C. N.; MORTIMER, E. F. Multicultural education, pragmatism, and the goals of science teaching. Cultural Studies of Science Education, v. 2, n. 3, p. 657–702, 2007.

INGOLD, T. Humanidade e animalidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, n. junho, p. 1–15, 1995.

PAGAN, A. A. Ser (animal) humano: evolucionismo e criacionismo nas concepções de alguns graduandos em Ciências Biológicas. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, São Paulo: Universidade de São Paulo, 2009.

PAGAN, A. A.; EL-HANI, C. N.; BIZZO, N. A identidade humana e o alter vivo : concepções de alguns alunos de Ciências Biológicas conceptions of some biological science students. Revista Educação Pública da UFMT, v. 20, n. 44, p. 445–461, 2011.

PARANHOS, M. C. R. Relações entre habilidades socioemocionais e inovação para alguns licenciandos em Ciências Biológicas. [s.l.] (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática ) Universidade Federal de Sergipe, 2017.

PÉREZ, J.; MOSCOVICI, S.; CHULVI, B. Natura y cultura como principio de clasificación social . Anclaje de minorías étnicas. Revista de Psicología Social, v. 17, n. 1, p. 757–776, 2002.

SANTANA, A. M. Inovação inclusiva e singularidades: um estudo com licenciando de Ciências Biológicas da UFS. [s.l.] Universidade Federal de Sergipe, 2017.

SILVA, E. P. Q. Quando o corpo é uma (des)construção cultura. In: MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; SERRA, M.; AMORIM, A. C. Ensino de biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói: Eduff, 2005. Parte 4. p. 141-150

TRIVELATO, S. L. F. Que corpo/ser humano habita nossas escolas? In: MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; SERRA, M.; AMORIM, A. C. Ensino de biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói: Eduff, 2005. Parte 4. p. 121-130.

Published

2018-12-18

How to Cite

Pagan, A. A. (2018). O ser humano do Ensino de Biologia: uma abordagem fundamentada no autoconhecimento. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 7(3). https://doi.org/10.9771/re.v7i3.26530

Issue

Section

Nº temático ensino de biologia:políticas de formação e formação política(final.)