Deficiência visual e o acesso aos conteúdos textuais no Ensino Superior

Autores

  • Nelma Sandes Galvao UFBA
  • Catiúscia Carvalho Silva Fraga UFBA
  • Cristina Severiana Santos UFBA
  • Marcos welby Simões Melo UFBA
  • Rosângela Caires Viana UFBA
  • Valdete Narcisa dos Santos UFBA
  • Zenir Farias Santos UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v4i1.7149

Palavras-chave:

DEFICIÊNCIA VISUAL, EDUCAÇÃO SUPERIOR, ACESSIBILIDADE

Resumo

Inserido na área da Educação Especial, o estudo apresenta considerações sobre o Atendimento Educacional Especializado no âmbito do Ensino Superior, com foco no acesso à informação textual dos alunos com deficiência visual. A escolha da temática se origina de atividades desenvolvidas em um projeto de apoio aos alunos com Deficiência Visual, matriculados na Universidade Federal da Bahia (UFBA). As ações ocorreram entre os anos de 2011 e 2012 e os alunos acompanhados pelo projeto foram: um aluno do Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação, com cegueira; e dois alunos de Graduação, uma aluna de baixa visão de Pedagogia e uma aluna de Serviço Social com deficiências múltiplas, dentre elas a cegueira. De maneira geral as atividades consistiram em realizar a conversão de material impresso recebido pelos alunos, em textos editáveis para leitura por síntese de voz no computador, para o aluno cego, ou, para a reimpressão em caracteres ampliados, no caso de alunos com baixa visão. O artigo discorre sobre o referido projeto e contribui para a discussão na área da Educação Especial, apresentando as seguintes temáticas: o conceito da deficiência visual, considerando a construção sócio-histórica da cegueira, contextualizando os avanços científicos, a disponibilidade dos recursos de Tecnologia Assistiva voltados para o acesso aos conteúdos textuais, e os limites e possibilidades desta condição visual frente às garantias legais e operacionalização destas garantias no Ensino Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelma Sandes Galvao, UFBA

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1990), especialização em Fonoaudiologia-Linguagem pela Universidade Estadual da Bahia (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. É professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia e Coordenadora do Colegiado do Curso de Pedagogia, atuando nas áreas de educação e psicologia principalmente nos seguintes temas: psicologia da educação, psicologia do desenvolvimento, educação inclusiva, deficiência visual, surdocegueira, educação especial, neuropsicologia.

Catiúscia Carvalho Silva Fraga, UFBA

Estudante de pedagogia da FACED/UFBA, bolsista do Permanecer de 2011, bolsista PIBIC 2012/2013

Cristina Severiana Santos, UFBA

Estudante de pedagogia da FACED/UFBA, bolsista do Permanecer de 2011, estagiária do NAPE/UFBA 2013

Marcos welby Simões Melo, UFBA

Músico, mestre em música pela UFBA, estudante do doutorado do PPGE/UFBA

Rosângela Caires Viana, UFBA

Estudante de pedagogia da FACED/UFBA, bolsista do Permanecer de 2011, bolsista PIBIC 2012/2013

Valdete Narcisa dos Santos, UFBA

Estudante de pedagogia da FACED/UFBA, bolsista do PIBIC de 2011, bolsista PIBID 2012/2013

Zenir Farias Santos, UFBA

Estudante de pedagogia da FACED/UFBA, bolsista do Permanecer 2011, 2012/2013

Downloads

Publicado

2015-04-06

Como Citar

Galvao, N. S., Fraga, C. C. S., Santos, C. S., Melo, M. welby S., Viana, R. C., Santos, V. N. dos, & Santos, Z. F. (2015). Deficiência visual e o acesso aos conteúdos textuais no Ensino Superior. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 4(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v4i1.7149

Edição

Seção

Dossiê Formação e Educação:Pesquisas, Políticas e Experiências de Inclusão(fina)