Educação especial no Brasil: a educação de surdos e os desafios na contemporaneidade

Autores

  • Wesley Soares Guedes de Moraes Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v4i1.7002

Palavras-chave:

Palavras-chave, Educação de Alunos Surdos, Formação de Professores, Inclusão Escolar.

Resumo

RESUMO O artigo se refere à pesquisa de Mestrado , em que foi realizado um estudo sobre a educação como possibilidade de emancipação do indivíduo, analisando a inclusão dos alunos surdos e/ou com deficiência auditiva no Colégio Estadual Pandiá Calógeras/SG/RJ, locus do estudo, vinculado à Coordenadoria Metropolitana II da Secretaria de Estado de Educação/SEEDUC-RJ. Os objetivos foram: Identificar o que os professores pensam sobre a inclusão escolar de alunos surdos no Colégio Estadual Pandiá Calógeras/SG/RJ, considerando sua prática docente e atitudes frente à educação inclusiva; avaliar a formação dos professores atuantes com alunos surdos em suas salas de aula em relação ao atendimento educacional às suas necessidades educacionais; caracterizar a atuação da gestão em relação à inclusão de alunos surdos e sua mediação junto aos professores, orientadores pedagógicos e demais profissionais. O estudo foi fundamentado teórico e metodologicamente no pensamento de Theodor Adorno, pensador da Teoria Crítica da Sociedade. Os resultados deste estudo revelaram que a educação inclusiva contribui para o desenvolvimento da reflexão sobre a socialização do aluno surdo junto com colegas ouvintes na escola pública; o desenvolvimento da autonomia dos professores que atuam no Colégio Estadual Pandiá Calógeras/SG/RJ; a capacidade de resistência à educação reduzida à adaptação e à dominação cultural na sociedade de classes na formação para a heteronomia. Tais aspectos possibilitaram caracterizar a inclusão de alunos surdos e/ou com deficiência auditiva no ensino regular, desvelando as contradições sociais e revelando os avanços da educação inclusiva. Palavras-chave: Educação de Alunos Surdos; Formação de Professores; Inclusão Escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wesley Soares Guedes de Moraes, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em Educação/Universidade Federal Fluminense; Mestre em Educação/Universidade Federal Fluminense; Professor do Instituto Nacional de Educação de Surdos, Bolsista da CAPES durante a pesquisa de Mestrado, Rio de Janeiro/wemoraes@ines.gov.br.

Downloads

Publicado

2015-04-02

Como Citar

Moraes, W. S. G. de. (2015). Educação especial no Brasil: a educação de surdos e os desafios na contemporaneidade. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 4(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v4i1.7002

Edição

Seção

Dossiê Formação e Educação:Pesquisas, Políticas e Experiências de Inclusão(fina)