Os desafios do ensino escolar na Guiné-Bissau: a questão da língua de ensino
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v13i2.55490Palavras-chave:
Desafios do Ensino, Educação escolar, Língua de Ensino, Guiné-Bissau, MultilinguismoResumo
Este estudo analisou os desafios do sistema de ensino guineense, enfocando-se na questão da língua e em uma eventual adoção do modelo de ensino bilíngue que elevaria o kriol – dada sua condição de língua franca do país – ao status de língua de ensino ao lado da que já está posta, o português. Baseado em pesquisa bibliográfica, o estudo mostrou que os problemas estruturais decorrentes de frequentes instabilidades político-governativas do país inviabilizam políticas educacionais – incluindo políticas linguísticas, estrangulando fortemente o sistema educativo. Contudo, mesmo se estes percalços forem ultrapassados e o Estado guineense quiser adotar o ensino bilíngue, dada sua vantagem, teria que lidar tanto com potenciais questões que possam advir em decorrência desse processo, assim como com aquelas que já existem. Ambas as questões são, sobretudo, do âmbito da política linguística.
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