Formação para o cuidador escolar sobre comunicação aumentativa e alternativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v13i2.55048

Palavras-chave:

Cuidador escolar;, Profissional de apoio;, Formação modelo híbrido;, Comunicação Suplementar e Alternativa;, Educação Especial

Resumo

O cuidador atua como colaborador para a inclusão no ambiente escolar por contribuir com seus serviços de cuidado na higiene, na locomoção e na alimentação, entre outros aspectos voltados aos estudantes com deficiências, dentre eles os que apresentam necessidades complexas de comunicação, que podem usar ou não a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA). O objetivo desta pesquisa consiste em relatar os procedimentos de elaboração de forma colaborativa e à distância de um conteúdo em formato de vídeo para a formação do cuidador escolar sobre os aspectos referentes à linguagem, língua e comunicação, bem como CAA voltada ao atendimento escolar. O percurso metodológico se configurou em três estudos quantitativos e qualitativos de caráter descritivo e de desenvolvimento, a partir da perspectiva teórica da educação inclusiva e da psicologia histórico-cultural. Os conteúdos formativos em formato de vídeo elaborados à distância e de forma colaborativa entre pesquisadores e especialistas de diferentes áreas do conhecimento demonstraram contribuir na ampliação do conhecimento dos cuidadores escolares acerca da temática linguagem, língua, comunicação e CAA. Os cuidadores demonstraram compreender que a comunicação não se efetiva somente pela fala e incentivaram a comunicação e o uso da CAA na escola, também manifestaram interesse nos temas trabalhados, o que se pode perceber pelos exemplos de falas dos participantes expressando conexões dos conteúdos abordados com a sua atuação cotidiana. Conclui-se que a formação em modelo híbrido com o uso de vídeos instrucionais se configurou em um recurso relevante para trabalhar as temáticas comunicação e CAA.

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Biografia do Autor

Natálie Iani Goldoni, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutoranda (2021) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na linha Educação Especial no Brasil pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestre em Educação (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na linha Educação Especial no Brasil pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), bolsista (CNPQ). Graduação em Pedagogia (2019-2023) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Ilhéus- Bahia, Graduada em Fonoaudiologia (2009) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Na mesma Universidade (UNESP) participou (2011) do Programa de Aprimoramento Profissional (PAP) com enfoque em Educação Inclusiva, bolsista (FUNDAP). Especialização em Cuidados Paliativos (Curso Básico e Avançado) (2015), com enfoque em Comunicação Alternativa, pelo Instituto Pallium Latinoamérica-Universidad Del Salvador (Argentina).Foi Docente e Instrutora Técnica de Pessoas com Deficiência (PCDs) no Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência para o Mercado de Trabalho da empresa multinacional Minerva Foods ( Projeto "recursos teóricos e práticos para inserção de jovens/adultos em todas as deficiências para o mercado de trabalho"). Foi fonoaudióloga em Organização Não Governamental (ONG) no atendimento de pessoas com deficiência intelectual, auditiva, física, visual e múltipla, visando o desenvolvimento das potencialidades e habilidades, promovendo integração, inserção social e profissional. Foi Docente de Pós-Graduação em cursos referente à Educação Inclusiva; Comunicação Alternativa e Cuidados Paliativos para Fonoaudiólogos e/ou Pedagogos na SERFONO (São José do Rio Preto/ Ribeirão Preto/ Bauru/ Piracicaba-SP) (2015 - 2017) e no CEFAC (Ribeirão Preto- SP) (2016 - 2017). É Certificada pela LSVT Global Inc. para administrar o método LSVT LOUD ®, melhor evidência científica internacionalmente reconhecida para o tratamento fonoaudiológico de pessoas com Deficiência. É Pesquisadora Colaboradora na área de Educação Inclusiva na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB-CFP) vinculada como pesquisadora colaboradora em projetos de extensão- Proext/ Pibex (2018 até o momento). Docente Colaboradora em Cursos de Capacitação em Comunicação Suplementar e Alternativa(São Paulo- Bahia). Atua, Acadêmico e Profissionalmente, nos seguintes temas: Comunicação Suplementar e Alternativa; Educação Inclusiva, Acessibilidade, Tecnologia Assistiva e Cuidados Paliativos. É membro da International Society for Augmentative and Alternative ​Communication - ISAAC Brasil e Docente na área da Comunicação Suplementar e Alternativa na Casa do Cuidar- SP

Márcia Helena da Silva Melo, Universidade de São Paulo

Profa. Associada do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo; credenciada como orientadora plena - níveis mestrado e doutorado - em dois Programas de Pós-graduação nessa Universidade, a saber Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano e Programa de Psicologia Clínica. Livre-docente pelo Departamento de Psicologia Clínica. É coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Prevenção, Educação e Saúde (LaPPES). Foi Presidente da Comissão de Graduação do Instituto de Psicologia da USP de 2015 à 2020. É Associada fundadora da Associação Brasileira de Pesquisa em Prevenção e Promoção em Saúde (BRAPEP) e membro do grupo diretor no biênio 2016-2018; 2020-2022. Atualmente, é Presidente da BRAPEP na gestão 2023-2024. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Pará; em 1999 concluiu Mestrado junto ao Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo; obteve o título de Doutora em Ciências, em 2004; Pós-doutoramento no mesmo Programa de Pós-graduação no ano de 2006, na mesma Universidade e em 2018 concluiu Pós-doutorado na Faculdade de Motricidade Humana (Departamento de Ciências da Educação) da Universidade de Lisboa. Atua no campo da Prevenção cujos trabalhos discutem o ciclo de pesquisa em prevenção na temática da violência no contexto escolar, envolvendo professores de Ensinos Infantil e Fundamental I da rede pública, família e equipamentos de atenção primária à saúde. Temas de estudo: intervenções preventivas, formação de professores, relacionamento interpessoal, educação inclusiva. Tem atuado como pesquisadora externa de órgãos governamentais para avaliação de programas preventivos, em parceria com pesquisadores de diferentes Universidades brasileiras. 

Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de Queiroz, Universidade Federal da Bahia

Psicóloga pela Universidade de Guarulhos (1996). Graduada em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (1997). Especialista em Educação Especial em uma abordagem inclusiva (2010) pela Universidade Federal do Amazonas e Mídias na Educação (2010) pela Universidade Federal do Amazonas. Mestrado em Educação pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Campus Marília (2015). Programa de Pós-Graduação em Educação ,Área: Ensino na Educação Brasileira, Linha de pesquisa: Educação Especial. Cursando Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano na Universidade de São Paulo - USP. Professora na Universidade Federal da Bahia - UFBA, Departamento de Educação I, área de Educação Especial e Tecnologia Assistiva. Atua na formação de professores e assessoramento pedagógico. Tem experiência na área de Pedagogia, Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano,Tecnologia Assistiva, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial e Inclusiva.

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Publicado

2024-12-21

Como Citar

Iani Goldoni, N. ., Melo, M. H. da S. ., & Queiroz, F. M. M. G. de . (2024). Formação para o cuidador escolar sobre comunicação aumentativa e alternativa. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 13(2), 48–65. https://doi.org/10.9771/re.v13i2.55048

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Artigos