Reflexos das políticas culturais brasileiras nas instituições federais de ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v13i2.55036

Palavras-chave:

Cultura, Educação, Política Governamental

Resumo

O artigo tem como objetivo realizar uma análise descritiva das políticas culturais no Brasil e seu reflexo nas Instituições Federais de Educação Superior (Ifes). Focando no período de 2003 a 2016, quando o Ministério da Cultura (MinC) implementou o Sistema Nacional de Cultura (SNC) e o Plano Nacional de Cultura (PNC), o estudo examina como essas políticas fomentaram a organização e o desenvolvimento cultural no ambiente universitário.
A metodologia adotada é qualitativa e descritiva, baseada em revisão bibliográfica, para traçar a relação entre as ações governamentais e a resposta das Ifes às adversidades políticas e ideológicas dos governos subsequentes. Os resultados da análise indicam que as políticas culturais governamentais influenciam e moldam o ambiente acadêmico, promovendo a diversidade cultural e o diálogo entre distintos agentes sociais e expressões artístico-culturais.
Conclui-se que a interação entre ensino, pesquisa e extensão é fundamental para o intercâmbio entre o ambiente acadêmico e sociedade. Compreender essa dinâmica é crucial para captar o papel das instituições de ensino superior na promoção da integração entre política, cultura e educação, em prol de uma sociedade mais democrática. Além disso, identificam-se os desafios e as oportunidades emergentes nesse contexto em constante transformação, contribuindo para uma visão mais abrangente e atualizada dessa relação.

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Biografia do Autor

Hortência Santos, Pós-Cultura/UFBA

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura/UFBA). Produtora cultural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). E-mail: hortencia.santos@ifba.edu.br

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Publicado

2024-12-21

Como Citar

Santos, H. (2024). Reflexos das políticas culturais brasileiras nas instituições federais de ensino superior. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 13(2). https://doi.org/10.9771/re.v13i2.55036

Edição

Seção

Artigos