Representações sociais e competência comunicativa intercultural como subsídios para pesquisas em educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v13i2.54911

Palavras-chave:

representações sociais, competência comunicativa, competência comunicativa intercultural

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar reflexões sobre aspectos da teoria das representações sociais, elementos da competência comunicativa e da competência comunicativa intercultural. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo a partir de uma abordagem bibliográfica, o qual se propõe a subsidiar pesquisas na área da educação. Foram consideradas como fundamentação teórica obras de Moscovici (2015), Almeida Filho (1993) e Byram (2020), admitindo também estudos que abordam essas teorias. Este estudo permitiu compreender que as representações sociais possibilitam ao indivíduo uma interpretação de mundo, facilitando a comunicação e orientando os comportamentos e as práticas. Assim, ao admitir que a prática no âmbito escolar não está imune a um conhecimento proveniente da comunicação e da interpretação cultural entre os indivíduos, concebe-se que a identificação das representações sociais que atravessam a realidade educacional pode auxiliar a análise dessa realidade. Nessa esteira de entendimento, ao fundamentar trabalhos no campo da educação na teoria das representações sociais, pode-se analisar elementos da realidade educacional pela lente que essas representações fornecem, de maneira a contribuir com o pesquisador no sentido de ampliar possibilidades de compreensão dos meandros da escola para além do que está colocado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Villela, IFSULDEMINAS/UNIVÁS

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade da Univás. Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) (2018). Graduada em Administração e Comércio Exterior pela UNINTER, Licenciada em Letras pelo Claretiano, Especialista em Educação a Distância pela UNISEB (2016). Especialista em Docência para o Ensino Superior pela UNIS (2020). Especialista em Informática na Educação pelo IFSULDEMINAS (2021). Assistente em Administração na Coordenadoria Geral de Relações Internacionais da Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Coordenadora-Geral Substituta do Centro de Línguas do IFSULDEMINAS e Coordenadora dos cursos a distância de inglês, espanhol e português para estrangeiros do IFSULDEMINAS.

Rosimeire Aparecida Soares Borges

Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática na Universidade Anhanguera de São Paulo, em 2017, sob a supervisão do Professor Dr. Ubiratan D?Ambrosio. Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2011), tendo realizado o Estágio de doutoramento na Escola Superior de Educação de Lisboa/Portugal no ano de 2007. Mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e graduação em Matemática-Licenciatura pela Universidade do Vale do Sapucaí (2002). Foi professora da graduação e do Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade da Universidade do Vale do Sapucaí -UNIVÁS, Pouso Alegre/MG, de 2004 a 2022, onde atuou na docência de diferenciadas disciplinas na graduação e na pós graduação, além de ter sido coordenadora do curso de matemática (2011-2015), coordenadora do Núcleo de Educação da Pós-Graduação Lato Sensu da UNIVÁS, editora-chefe da Revista Argumentos Pró-Educação do PPGEDUCS da Univás, presidente da Comissão de reconhecimento de diploma estrangeiro na Plataforma Carolina Bori, dentre outras. Orientou pesquisas de mestrado e doutorado que abordam as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e suas implicações na educação formal, na formação de professores e na aprendizagem dos alunos, bem como na educação não formal e a História da Educação e da Educação Matemática, dentre outras temáticas, além de diferenciados trabalhos de conclusão de curso de graduação e de iniciação científica com as mais variadas temáticas. Além da ampla experiência no ensino superior em aulas presenciais em sala e em laboratório de informática, tem experiência com aulas síncronas em plataformas digitais Zoom, Microsoft Teams e Google Meet e com ambientes virtuais de aprendizagem, com utilização de variadas ferramentas tecnológicas para a interação dos alunos e ainda em aulas gravadas para cursos digitais de pós-graduação lato sensu. É integrante do grupo de pesquisa GHEMAT Brasil, liderado pelo professor Dr. Wagner Rodrigues Valente (UNIFESP). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação e Tecnologias na Educação (GEPHET) .

Atílio Catosso Salles, Universidade do Vale do Sapucaí, UNIVÁS

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso (2012), Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí (2014) e Doutorado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí (2017). Realizou estágio de Pós-Doutorado (CAPES/PNPD) no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Univás (2017-2018). Tem experiência nas áreas de Linguística e Educação, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de Discurso, processos de significação da performance, memória, narratividade fílmica, arte e discurso, efeito presença e corpo, ensino e avaliação. Foi editor da revista DisSoL Discurso, Sociedade e Linguagem, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL/Univás) entre 2019 e 2022 e professor do PPGCL/Univás (2018-2021), em Pouso Alegre-MG. Atualmente é coordenador e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS). Orienta pesquisas na área de Educação, Linguagem e Sociedade, nas linhas de Ensino, Linguagem e Formação Humana, Educação e Tecnologia: inovação, ferramentas e processos e Políticas Públicas e Gestão. Foi vice-diretor da Editora Univás. 

Referências

ALMEIDA, A. M. O.; SANTOS, M. F. S.. A Teoria das Representações Sociais. In: TORRES, C. V.; NEIVA, E. R. (Org.). Psicologia Social: principais temas e vertentes. Porto Alegre: Artmed, 2011.

ALMEIDA FILHO, J.C.P. Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas. 1. ed. Campinas: Pontes.1993.

BANDEIRA, G. M.; SANT'ANA, J. O Paradigma Treinador e o Paradigma Reflexivo: indicadores para a formação de professores profissionais de línguas. Hon No Mushi: Estudos Multidisciplinares Japoneses, v. 3, n. 4, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/HonNoMushi/article/view/4472. Acesso em: 16 maio 2023.

BYRAM, M. Teaching and assessing intercultural communicative competence: revisited. 2. ed. Frankfurt: Multilingual Matters, 2020.

BYRAM, M.; GRIBKOVA, B.; STARKEY, Hugh. Developing the intercultural dimension in language teaching: a practical introduction for teachers. Strasbourg: Council of Europe, 2002. Disponível em: https://rm.coe.int/16802fc1c3. Acesso em: 16 maio 2023.

BYRAM, M.; WAGNER, M., Making a difference: language teaching for intercultural and international dialogue. Foreign Language Annals, v. 51, p. 140-151, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1111/flan.12319. Acesso em: 16 maio 2023.

CAMACHO, I. Múltiplos olhares em torno de uma experiência de ensino-aprendizagem de português língua não materna: a perspetiva da (inter) culturalidade e a competência comunicativa intercultural dentro e fora da sala de aula. Pensardiverso: Revista de Estudos Lusófonos, v. 8, p. 83-104, 2021. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/12833. Acesso em: 17 abr. 2023.

CHIHUENO, J., SEQUEIRA, R. M. Interculturalidade no ensino de línguas estrangeiras: importância e perspectivas. In: 1ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES 2022, Lunda-Norte. Anais [...]. Lunda-Norte: Universidade Lueji A’ NKonde, 2022. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/12833. Acesso em: 17 nov. 2021.

CHOMSKY, N. Aspectos da teoria da sintaxe. Coimbra: Armênio Amado Editor, 1978.

CORBETT, J. An intercultural approach to english language teaching. Clevedon: Multilingual Matters, 2003.

CRUSOÉ, N. M. C. A Teoria das Representações Sociais em Moscovici e sua importância para a pesquisa em educação. Aprender: Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, n. 2, p. 105-114, 2004. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3065/2559. Acesso em: 16 maio 2023.

FRANCO, M. L. Representações Sociais, ideologia e desenvolvimento da consciência. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 121, p. 169-186, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/Lng4HFC8fGVLmWxzDrTWCCs/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 16 maio 2023.

FRANCO, M. M. S.; ALMEIDA FILHO, J. C. P. de. O conceito de competência comunicativa em retrospectiva e perspectiva. Revista Desempenho, v. 1, n. 11, p 4-22, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9360. Accesso em: 16 maio. 2023.

HYMES, D. H. On communicative competence. Philadelphia: University of Pennsylvania Press. 1971.

JODELET, D. As Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, D. (org.). As Representações Sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2002. p. 17-44.

JOVCHELOVITCH, S. Vivendo a vida com os outros: intersubjetividade, espaço público, representações sociais. In: GUARESCHI, P.; JOVCHELOVITCH, S. (org.). Texto em representações sociais. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 53-72.

MENDES, E. A ideia de cultura e sua atualidade para o ensinoaprendizagem de LE/L2. EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n. 2, p. 203-222, 2015. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/ entrelinguas/article/view/8060. Acesso em: 28 ago. 2022.

MOSCOVICI. S. Representações Sociais: investigações em psicologia social. 11. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2015.

ORR, L. S.; ALMEIDA, R. L. O Ensino da língua inglesa numa perspectiva intercultural. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, v. 2, n. 2, p. 25-44, 2012.

SEQUEIRA, R. Da consciência crítica intercultural à educação para a cidadania global. Boletín Virtual, Cáli, v. 7, n. 7, p. 129-136, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/332705566_Da_consciencia_critica_ intercultural_a_educacao_para_a_cidadania_global. Acesso em: 17 nov. 2021.

SOUZA, J. W. A.; MELO, G. E. O. Abordagem comunicativa: elo entre o livro “Bem-vindo!” e o exame CELPE-BRAS. Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades, Rio Branco, v. 7, n. 2, p. 220-242, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/2780.

Downloads

Publicado

2024-12-21

Como Citar

Villela, A. P., Borges, R. A. S. ., & Salles, A. C. . (2024). Representações sociais e competência comunicativa intercultural como subsídios para pesquisas em educação. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 13(2). https://doi.org/10.9771/re.v13i2.54911

Edição

Seção

Artigos