Representações sociais e competência comunicativa intercultural como subsídios para pesquisas em educação
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v13i2.54911Palavras-chave:
representações sociais, competência comunicativa, competência comunicativa interculturalResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar reflexões sobre aspectos da teoria das representações sociais, elementos da competência comunicativa e da competência comunicativa intercultural. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo a partir de uma abordagem bibliográfica, o qual se propõe a subsidiar pesquisas na área da educação. Foram consideradas como fundamentação teórica obras de Moscovici (2015), Almeida Filho (1993) e Byram (2020), admitindo também estudos que abordam essas teorias. Este estudo permitiu compreender que as representações sociais possibilitam ao indivíduo uma interpretação de mundo, facilitando a comunicação e orientando os comportamentos e as práticas. Assim, ao admitir que a prática no âmbito escolar não está imune a um conhecimento proveniente da comunicação e da interpretação cultural entre os indivíduos, concebe-se que a identificação das representações sociais que atravessam a realidade educacional pode auxiliar a análise dessa realidade. Nessa esteira de entendimento, ao fundamentar trabalhos no campo da educação na teoria das representações sociais, pode-se analisar elementos da realidade educacional pela lente que essas representações fornecem, de maneira a contribuir com o pesquisador no sentido de ampliar possibilidades de compreensão dos meandros da escola para além do que está colocado.
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