A formação em cinema e audiovisual na Universidade Federal da Bahia: uma análise dos egressos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v12i3.53626

Palavras-chave:

Cinema, Audiovisual, Formação, Egressos

Resumo

A autoavaliação institucional é um importante insumo para apri- moramento contínuo do planejamento dos cursos de formação superior. Desse modo, este artigo pretende analisar a formação em Cinema e Audio- visual na Universidade Federal da Bahia (UFBA) a partir dos seus egressos. O questionário foi desenvolvido no Google Forms, com 30 perguntas abertas e 14 de resposta fechada. Sessenta e dois egressos responderam à pesquisa. Os resultados devem contribuir para a discussão do novo Projeto Político-Pedagógico (PPP) do curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COSTA, L. et al. A formação em Jornalismo na Universidade Federal da Bahia: uma análise dos egressos. Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, Brasília, DF, v. 11, n. 28, p. 69-88, 2021.

COSTA, L. et al. Formação em Produção Cultural na Universidade Federal da Bahia: uma análise dos alunos egressos. In: COSTA, L. F.;

MELLO, U. B. de (org.). Formação em organização da cultura no Brasil: experiências e reflexões. Salvador: Edufba, 2016. p. 79-103.

CRONBACH, L. J. Course Improvement through Evaluation. Teachers College Record: The Voice of Scholarship in Education, New York, v. 64, n. 8, p. 672-683, 1963.

DAZZANI, M. V. M.; LORDELO, J. A. C. A importância dos estudos com egressos na avaliação de programas. In: DAZZANI, M. V. M.; LORDELO, J. A. C. Estudos com estudantes egressos: concepções e possibilidades na avaliação de programas. Salvador: Edufba, 2012. p. 15-22.

DE BONI, R. B. Websurveys nos tempos de COVID-19. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 7, p. 1-4, 202.

DUARTE, M. R. T. Pesquisa avaliativa em educação: concepções e possibilidades de análise. In: DAZZANI, M. V. M.; LORDELO, J. A. C. Estudos com estudantes egressos: concepções e possibilidades na avaliação de programas. Salvador: Edufba, 2012. p. 23-43.

FERREIRA, A. K.; PIRES, P. S.; PINTO, A. Pesquisas de Avaliação e Confidencialidade da Informação: limites e conflitos. Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação, Marília, v. 7, p. 82-101, 2014.

IVO, E.; LOPES, F. S. Breve panorama dos formados no Curso de Cinema da UFF. Cadernos do FORCINE, [São Paulo], v. 1, p. 27-48, 2015.

MEIRA, M. D. D.; KURCGANT, P. Avaliação de Curso de Graduação segundo egressos. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 43, n. 2, p 481-485, 2009.

NORMANHA, R. As políticas de expansão do Ensino Superior no Brasil e a formação em cinema e audiovisual. Dialogia, São Paulo, n. 38, p. 1-20, 2021.

OBSERVATÓRIO DO AUDIOVISUAL BAIANO. Anuário do audiovisual baiano 2019/2020. Salvador: Arco Audiovisual, 2021.

PAIXÃO, R. B.; HASTENREITER FILHO, H. N. Autoavaliação de impactos: o que nos dizem os egressos de um mestrado profissional em administração?. Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 15, n. 4, p. 831-859, 2014.

PEREIRA, A. K.; PIRES, P. S.; PINTO, A. Pesquisas de Avaliação e Confidencialidade da Informação: Limites e Conflitos. Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação, Brasília, DF, n. 7, p. 82-101, 2014.

PICCOLO, F. D. A Formação Profissional dos Alunos do CST em Produção Cultural do IFRJ: Relato de uma Pesquisa. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS CULTURAIS, 3., 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro; Fundação Casa de Rui Barbosa, 2012.

SAMPAIO, S. M. R.; COELHO, M. T. Á. D. Perfil e trajetórias acadêmicas de ingressos e egressos dos bacharelados interdisciplinares da Universidade Federal da Bahia. Salvador: Edufba, 2019.

SILVEIRA, O. M. C.; CARVALHO, L. T. de. Estratégias metodológicas para pesquisas com egressos. In: DAZZANI, M. V. M.; LORDELO, J. A. C. Estudos com estudantes egressos: concepções e possibilidades na avaliação de programas. Salvador: Edufba, 2012. p. 45-75.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Formulário para proposta de área de concentração. Salvador: UFBA, [20--].

VIANNA, H. M. Avaliação Educacional: uma perspectiva histórica. Estudos Em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 12, p, 7-24, 1995.

Downloads

Publicado

2024-01-18

Como Citar

Costa, L., Ribeiro, M., Santana, G. C. ., & Gonçalves, L. S. (2024). A formação em cinema e audiovisual na Universidade Federal da Bahia: uma análise dos egressos. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 12(03). https://doi.org/10.9771/re.v12i3.53626

Edição

Seção

Artigos