Um recorte de acessibilidade escolar da região nordeste

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v12i3.53308

Palavras-chave:

Acessibilidade, Educação Inclusiva, Educação Especial, Escola Inclusiva, Direito à educação

Resumo

Este trabalho traz um recorte sobre acessibilidade escolar na região Nordeste do Brasil, tendo como base de dados do censo escolar no período de 2011 a 2021, extraídos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O objetivo desta pesquisa é discutir sobre os índices e as principais características estruturais de acessibilidade das escolas da região, comparando com as outras do país, em cujos resultados encontrados no período 2011-2021, percebeu-se um aumento gradual nos índices de inclusão. Contudo, apesar das diversas leis existentes no Brasil acerca do tema, percebe-se que o Nordeste possui números muito abaixo das outras regiões – que possuem os melhores índices no país – mesmo após a melhoria significativa apresentada a partir do ano de 2019. A acessibilidade nas escolas deve ser tratada como um trabalho amplo, levando em consideração inúmeras ações de diferentes setores, tendo o apoio da legislação, para que consigamos adequar as nossas escolas para qualquer indivíduo, independentemente de sua capacidade física ou mental.

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Biografia do Autor

Tarcisio Farias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)

Licenciado em Computação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). MBA em Big Data e Inteligência Competitiva pela Faculdade Descomplica. Mestrando em Engenharia de Sistemas e Produtos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).

Marcelo Vitor Ribeiro Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)

Especialista em Banco de Dados pelo Claretiano Centro Universitário. Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Graduando em Engenharia Civil pela Faculdade Área 1 Widen (Trancado). Mestrando em Engenharia de Sistemas e Produtos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).

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Publicado

2024-01-18

Como Citar

Farias, T., Santos, M. V. R. ., & Novais, R. (2024). Um recorte de acessibilidade escolar da região nordeste. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 12(03). https://doi.org/10.9771/re.v12i3.53308

Edição

Seção

Artigos