Um recorte de acessibilidade escolar da região nordeste
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v12i3.53308Palavras-chave:
Acessibilidade, Educação Inclusiva, Educação Especial, Escola Inclusiva, Direito à educaçãoResumo
Este trabalho traz um recorte sobre acessibilidade escolar na região Nordeste do Brasil, tendo como base de dados do censo escolar no período de 2011 a 2021, extraídos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O objetivo desta pesquisa é discutir sobre os índices e as principais características estruturais de acessibilidade das escolas da região, comparando com as outras do país, em cujos resultados encontrados no período 2011-2021, percebeu-se um aumento gradual nos índices de inclusão. Contudo, apesar das diversas leis existentes no Brasil acerca do tema, percebe-se que o Nordeste possui números muito abaixo das outras regiões – que possuem os melhores índices no país – mesmo após a melhoria significativa apresentada a partir do ano de 2019. A acessibilidade nas escolas deve ser tratada como um trabalho amplo, levando em consideração inúmeras ações de diferentes setores, tendo o apoio da legislação, para que consigamos adequar as nossas escolas para qualquer indivíduo, independentemente de sua capacidade física ou mental.
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